O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p275Palavras-chave:
Experiência social, Ator social, SubjetividadeResumo
Este artigo pretende discutir algumas possibilidades analíticas do conceito de experiência social, desde a abordagem de François Dubet. Apresentaremos uma breve revisão teórica, a partir da qual faremos um duplo movimento interpretativo: constituir a experiência social enquanto ferramenta analítica e investigativa e, ao mesmo tempo, problematizar o possível alcance metodológico do uso deste referencial analítico em pesquisas na área de Ciências Sociais.Downloads
Referências
DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
DUBET, François; MARTUCELLI, D. En la escuela: sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada, 1996.
DUGUIT, Léon. Os elementos do Estado. 2. ed. Lisboa: Editorial Inquérito, s/d.
DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, v. 71, p. 11-39, 2007.
FORACCHI, Marialice. Educação e Planejamento. In: FORACCHI, Marialice. (org.) Karl Mannheim - Sociologia. São Paulo: Ática, 1982. p. 152-200.
GAIGER, Luiz Inácio Germany. Por uma Sociologia Dialógica. Estudos Leopoldenses. Série Ciências Humanas, v. 35, n. 155, p. 21-37, 1999.
GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro, DP & A, 2005.
KANT, Immanuel. Pedagogia. Madrid: Akal, 1983.
LOPES, José Rogério. Exclusão Social, Privações e Vulnerabilidade: uma análise dos novos condicionantes sociais. Em Perspectiva, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 123-135, 2006.
LUZ, Madel T. O interacionismo simbólico: breve exposição de uma corrente acionalista em ciências sociais. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez/PUC, 1993.
MANNHEIM, Karl. A Crise da Sociedade Contemporânea. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (org.). Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 321-342.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.
MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES FILHO, Evaristo de. Questões Fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
MORAES FILHO, Evaristo de. Sociología - Estudios sobre las formas de socialización. Madrid: Alianza, 1986.
NETTO, João Paulo. Nótula à teoria da ação comunicativa de Habermas. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez, 1993. p. 51-64.
PARSONS, Talcott. A emergência do conceito de sociedade como categoria sociológica. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 269-285.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.
SILVA, Rodrigo Manuel Dias da. Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública. 2008. Dissertação de (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.
SIMMEL, Georg. Sociabilidade - Um exemplo de Sociologia Pura ou Formal. In: MORAES FILHO, Evaristo de. (org.) Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 165-181.
TIRAMONTI, Guillermina. La escuela en la encrucijada del cambio epocal. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 889-890, 2005.
TÖNNIES, Ferdinand. Comunidade e sociedade como entidades típico-ideais. In: FERNANDES, Florestan. Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 96-116.
TOURAINE, Alain. O Retorno do Actor - Ensaio de Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.
TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1998.
TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. São Paulo: Vozes, 2006.
TOURAINE, Alain.; KHOSROKHAVAR, F. A procura de si - Diálogo sobre o sujeito. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
VAN VELSEN, Jaap. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. In: FELDMAN-BIANCO, Bela. (org.) A Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Rodrigo Manoel Dias da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























