A arte relacional e a participação do público: aproximações poéticas do período de 1960-70 com a 27ª Bienal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p254

Palavras-chave:

Arte relacional, Público de arte, Arte contemporânea, Campo artístico

Resumo

O conceito de Estética Relacional baseia-se em uma construção poética centrada nas relações humanas e sociais e geralmente é pensada fora do ambiente das instituições artísticas. Esta prática ganha força a partir da década de 1960-70 e se destaca na poética de Hélio Oiticica, principalmente na obra Parangolé. Contudo, a conceitualização do tema acontece apenas em 1990 pelo crítico francês N. Bourriaud, que desconsidera o trabalho de Oiticica e foca suas análises em artistas europeus do final do século XX. Por fim, apesar destas intenções poéticas remeterem à década de 1960, elas foram celebradas institucionalmente no cenário brasileiro apenas em 2006, na 27ª Bienal de São Paulo. O artigo busca, desta forma, refletir sobre os desencontros conceituais e as temporalidades distintas que perpassam os três eventos mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Hauptman Cardoso de Oliveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Amélia Siegel Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC- PR

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2003.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 3. ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 2000.

FIALHO, Ana Letícia. Relato da palestra de Nicolas Bourriaud, In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL TOCAS, 2006, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/ event_pres/simp_sem/semin-bienal/bienal-trocas/trocas-doc/copy_of_conf1. Acesso em: 1 jun. 2015.

FREITAS, Artur. Arte e contestação: o salão paranaense nos anos de chumbo. Curitiba: Medusa, 2013.

LAGNADO, Lisette; PEDROSA, Adriano (Ed.). 27ª Bienal de São Paulo: como viver junto: guia. São Paulo: Fundação Bienal, 2006.

GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL, 1991.

IMMA. Parangolé. 1964. Disponível em: http://www.imma.ie/en/page_236815. htm. Acesso em: 18 fev. 2015.

LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LAGNADO, Lisette. No amor e na adversidade. In: PEDROZA, Adriano et al. (org.). 27ª Bienal de São Paulo: como viver junto. São Paulo, SP: Fundação Bienal de São Paulo, 2006. p. 53-60.

MELO, Vanessa et al. Hélio Oiticica, propositor de práticas: teoria crítica sobre o Parangolé, nova objetividade e tropicália. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 64-82, 2012. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/ article/ view/3454/2473. Acesso em: 18 fev. 2015.

OITICICA, Helio. Museu é o mundo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

OLIVEIRA, Rita. Bienal de São Paulo: impacto na cultura brasileira. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 3, 2001.

SANT’ANNA, Susan. Discurso para uma arte relacional: análise de caso, Lisete Lagnado, Nicolas Bourriaud e a 27ª Bienal de São Paulo. 2010. 53 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2010.

VILLAS BÔAS, Glaucia. Geopolitical criteria and the classification of art. Third Text, v. 26, n. 1, p. 41-52, 2012.

QUEMIN, Alain. Le rôle des pays prescripteurs sur le marché et dans le monde de l’art contemporain. Paris: Rapport au ministère des Affaires étrangères, 2001.

TROUILLOT, Michael. North Atlantic Universals: analytical fictions, 1492-1945. South Atlantic Quaterly, v. 101, n.4, p. 839-858, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, Luana Hauptman Cardoso de; SIEGEL CORRÊA, Amélia. A arte relacional e a participação do público: aproximações poéticas do período de 1960-70 com a 27ª Bienal de São Paulo. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 21, n. 2, p. 254–278, 2016. DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n2p254. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/27998. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.