Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p215Palabras clave:
Ensino médio, Sociologia, Max WeberResumen
O texto que segue é a exposição de uma proposta de aula introdutória à Sociologia de Max Weber (1864-1920), voltada ao aluno do ensino médio. Por meio do exemplo, indica-se uma possibilidade de exercício a ser desenvolvido pelo professor responsável pela disciplina neste nível de ensino. É uma tentativa de auxiliá-lo na tarefa de levar aos alunos a riqueza das contribuições weberianas, neste caso, algumas premissas e conceitos cujos conteúdos têm sido, muitas vezes, negados aos jovens pelo fato de o professor considerar sua explicação muito trabalhosa. São utilizados vários exemplos (através de charge, artigos de jornal e revista) da vida cotidiana que ilustram algumas daquelas premissas e conceitos.Descargas
Citas
COHN, Gabriel. Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1997.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
WORSLEY, Peter. Introdução à sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.
ZEITLIN, Irving. Ideologia y teoria sociológica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1973.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.