Qualifying future sociology professors

Authors

  • Luiza Helena Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p143

Keywords:

Qualifyng teachers, Sociology teachers, Sociology in high school

Abstract

This article is about teaching sociology in high school. It describes why, what and how to teach sociology at this level. The course aims to qualifyng future teachers to teach sociology to students in secundary schools.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiza Helena Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

PhD in Sociology from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

References

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO/MEC, 2003.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BERBEL, Neusi Aparecida Novas (org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: UEL, 1999.

BOURDIEU, Pierre et al. El ofício de sociólogo. 3. ed. México: Siglo Veintiuno, 1994.

BOURDIEU, Pierre et al. Lições da aula. São Paulo: Ática, 1988.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parâmetros Curriculares de Ensino Médio - PCEM, 2000. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parecer CEB 15/1998- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parecer 38/2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Brasília, 2006b.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CEB 03/1998 – Institui as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998a.

CARVALHO, Lejeune M. G. de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

COULSON, M.A.; RIDDEL D. S. Introdução crítica à sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 143 p.

DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ELIAS, N. Introdução à Sociologia. Lisboa: Editora Edições 70, 1999.

FERNANDES, Florestan. A Etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo: Anhambi, 1958.

GIDDENS, A. Em defesa da sociologia. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

GIDDENS, Anthony. Sociologia: uma breve, porém crítica introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. 136 p.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

IANNI, Octávio. O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. 1987. Palestra proferida em março de 1985 na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

CENP/SE. MARX, Karl. Introduccion general a la crítica de la economia política/1857. 4. ed. Cuadernos Pasado y Presente 1, Córdoba, 1971a.

MARX, Karl. O capital. Livro 1, 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971b. 579 p. v. 1.

MEKSENAS, Paulo. O ensino da sociologia na escola secundária. Leituras e Imagens, p. 67-79.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. 147 p.

MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. 80 p.

MORAES, Amaury. Por que sociologia e filosofia no ensino médio?. Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo-SINSESP, 1999.

MORAES, Amaury. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social-Revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 15, n. 1, abr. 2003.

NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. 102 p.

NIDELCOFF, Maria Teresa. As ciências sociais na escola. São Paulo, Brasiliense, 1987. 171 p.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Sociologia: o conhecimento humano para jovens do ensino técnico-profissionalizante. Rio de Janeiro: IODS, 2004. 197 p.

PEREIRA, Luiza Helena. A sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul - Projeto de Pesquisa, registrado na PROPESQ/UFRGS e na FAPERGS/RS, em 2001a.

PEREIRA, Luiza Helena. A Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul - Relatório de Pesquisa, registrado na PROPESQ/UFRGS e na FAPERGS/RS, 2005a.

PEREIRA, Luiza Helena. A Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Comunicação apresentada aos alunos da Turma U da disciplina HUM 04818, 22 mar. 2005b. No prelo.

PEREIRA, Luiza Helena. A sociologia no ensino médio. De olho no futuro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, GT Ensino Universitário e Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 5., 2001, Fortaleza. Anais... Fortaleza, set. 2001b.

PEREIRA, Luiza Helena. Conhecendo e pensando a sociologia no ensino médio. Comunicação apresentada, na mesa-redonda: A Sociologia no Ensino Médio e fundamental: realidades locais. In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 5., 2004, Niterói. Anais... Niterói, 20 a 23 jul. 2004.

PEREIRA, Luiza Helena. Desafios para o ensino da sociologia no ensino médio. Trabalho apresentado na mesa-redonda Experiências sobre a Docência de Sociologia no Ensino Médio no Brasil, por ocasião do III Encontro Nacional de Cursos de Ciências Sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 5., 2001, Fortaleza. Anais...Fortaleza, set. 2001c.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Comentários sobre o Parecer Diretrizes Nacionais para a organização curricular do ensino médio, de Guiomar Namo de Mello. São Paulo, 1998. Palestra realizada na SE de São Paulo.

TOMAZI, Nelson Dacio et al. Iniciação à sociologia. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2000. 264 p.

TOMAZI, Nelson Dacio et al. Sociologia da educação. São Paulo: Atual, 1997. 194 p.

TOMAZI, Nelson Dacio; LOPES JR, Edmilson. Uma trajetória e duas reflexões. In: CARVALHO, Lejeune M. G. de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

VALLE, Ione R.; TORNQUIST, Carmen Susana. A sociologia no ensino do 2º grau: entre o cimento armado e a terra fértil. In: Leituras e Imagens, p.11-19.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967. 233 p.

Published

2007-07-15

How to Cite

PEREIRA, Luiza Helena. Qualifying future sociology professors. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 143–158, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3393. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.