Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p215Palavras-chave:
Ensino médio, Sociologia, Max WeberResumo
O texto que segue é a exposição de uma proposta de aula introdutória à Sociologia de Max Weber (1864-1920), voltada ao aluno do ensino médio. Por meio do exemplo, indica-se uma possibilidade de exercício a ser desenvolvido pelo professor responsável pela disciplina neste nível de ensino. É uma tentativa de auxiliá-lo na tarefa de levar aos alunos a riqueza das contribuições weberianas, neste caso, algumas premissas e conceitos cujos conteúdos têm sido, muitas vezes, negados aos jovens pelo fato de o professor considerar sua explicação muito trabalhosa. São utilizados vários exemplos (através de charge, artigos de jornal e revista) da vida cotidiana que ilustram algumas daquelas premissas e conceitos.Downloads
Referências
COHN, Gabriel. Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1997.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
WORSLEY, Peter. Introdução à sociologia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.
ZEITLIN, Irving. Ideologia y teoria sociológica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.