Sobre o futuro e o estratégico: uma exploração da imaginação Maquínica, o desenho e a improvisação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2022v27n1e45012

Palavras-chave:

imaginação do futuro, tecnologias, design, improvisação, ligações com o futuro.

Resumo

O texto é proposto como uma reflexão baseada em três dimensões importantes para o pensamento contemporâneo sobre o futuro: a primeira é a relação entre a imaginação do futuro e as tecnologias digitais, entendida como um tecido sociotécnico com efeitos sobre os modos e formas de imaginação; a segunda dimensão é o design, entendido como uma forma de pensar e uma imaginação que articula a produção, usos e expectativas sobre objetos com orientações gerais em todo o mundo, configurando assim um tipo de ligação com o futuro; a terceira dimensão é a da improvisação, entendida como uma forma de atuação que se organiza suspendendo, cancelando ou atrasando uma imagem de destino, que não parte de um objetivo a atingir, mas de um princípio em cuja implantação encontra resultados provisórios. Embora o artigo não aborde explicitamente o problema da imaginação política atual – as suas características, poderes e limites – pretende, através da reflexão sobre estas formas de ligação com o futuro, contribuir para uma revisão da inteligência estratégica, um elemento chave em qualquer orientação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ezequiel Gatto, Universidad Nacional de Rosario - UNR

Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2016). Docente junto à Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario.

Referências

ADAM, Barbara. Future matters: action, knowledge, ethics. Leiden: Brill, 2007.

AICHER, Otl. Analógico y digital. Barcelona: Gustavo Gilli, 2001.

AMOORE, Louise. Cloud ethics: algorithms and the attributes of ourselves and others. Duke: Durham, 2020.

AMOORE, Louise. The politics of possibility. risk and security beyond probability. Duke: Durham, 2013.

APPADURAI, Arjun. El futuro como hecho cultural: ensayos sobre la condición global. México DF: FCE, 2015.

ARBOLEDA, Martin. Gobernar la utopía: sobre la planificación y el poder popular. Buenos Aires: Caja Negra, 2021.

BAILEY, Derek. On improvisation: its nature and practice in music. New York: Da Capo Press, 1980.

BAUDRILLARD, Jean. El intercambio simbólico y la muerte. Monte Ávila: Caracas, 1980.

BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo: hacia una nueva modernidad. Barcelona: Editorial Paidós, 1998.

BERARDI, Franco. Futurability: the age of impotence and the horizon of possibility. London: Verso Books, 2017.

BERTI, Agustín. El fin de lo inapropiable: la administración algorítmica de la cultura. In: TELLO, Andrés (ed.). Tecnología, política y algoritmos en América Latina. Santiago de Chile: CENALTES, 2020. p. 173-190.

BIEHL, João; LOCKE, Peter. Unfinished. The antrophology of becoming. Durham-London Duke University Press, 2017.

BLOCH, Ernst. El principio esperanza. Madrid: Editorial Trotta, 2007.

CELIS BUENO, Claudio. Aceleración, algoritmos, poder. In: TELLO, Andrés (ed.). Tecnología, política y algoritmos en América Latina. Santiago de Chile: CENALTES, 2020. p. 157-171.

CELIS BUENO, Claudio. Notas sobre el estatuto político de la imagen en la era de la visión artificial. Revista Barda, v. 5, n. 8, p. 89-106, 2019.

CUNHA, João. Towards a theory of organizational improvisation: looking beyond the Jazz metaphor”. Journal of Management Studies, Oxford, v. 40, n. 8, p. 2023-2052, Dec. 2003.

DUNNE, Anthony; RABY, Fiona. Speculative everything: design fiction, and social dreaming. Cambrigde: The MIT Press, 2013.

ESCOBAR, Arturo. Diseño y autonomía. Buenos Aires: Tinta Limón Ediciones, 2017.

ESPOSITO, Elena. The future of futures: the time of money in financing and society. Roma: Bielfield University, 2011.

FLUSSER, Vilém. El universo de las imágenes técnicas: : Elogio de la superficialidad. Buenos Aires: Editorial Caja Negra, 2015.

GALLIANO, Alejandro. ¿Por qué el capitalismo puede soñar y nosotros no? Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2020.

GÓMEZ-BARRERA, Juan Camilo. Las huellas digitales del comportamiento humano: gustos, neoliberalismo y algoritmos. Mediações, v. 25, n. 3, p. 712-727, 2020.

GUTIÉRREZ AGUILAR, Raquel. Ritmos del Pachakuti: movilización y levantamiento indígena-popular en Bolivia. Buenos Aires: Tinta Limón Ediciones, 2008.

HARTOG, Francois. Regímenes de historicidad: presentismo y experiencias del tiempo. México: Universidad Iberoamericana, 2007.

HEIDEGGER, Martin. El concepto de tiempo. Madrid: Editorial Trotta, 2011.

HESKETT, John. Toothpicks and logos: design in everyday life. Oxford: Oxford University Press, 2002.

HÖLSCHER, Lucian. El descubrimiento del futuro. Madrid: Siglo XXI Editores, 2014.

HOPENHAYN, Martin. Después del nihilismo: de Nietzsche a Foucault. Barcelona: Bello, 1997.

HUI, Yuk. Fragmentar el mundo. Ensayos sobre tecnodiversidad. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2020.

JAMESON, Frederic. Arqueologías del futuro. Madrid: Akal, 2009.

KANT, Immanuel. ¿Cómo orientarse en el pensamiento? Revista Santander, [s. n.], n. 12, p. 118-127, 2018.

KOSELLECK, Reinhardt. Futuro pasado: para una semántica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós, 1993.

LATOUR, Bruno. Las promesas del constructivismo. 2005. Disponible en: https://www.scribd.com/document/6827756/Latour-Bruno-Las-promesas-del-constructivismo Acceso el: 18 nov. 2021.

LEFEBVRE, Henri. Rhythmanalysis: space, time, and everyday life. New York: Bloomsbury Publishing, 2017.

LENIN, Vladimir. ¿Qué hacer? En obras completas de V. I. Moscú: Editorial Progreso, 1981.

LEROI-GOURHAN, André. El hombre y la materia evolución y técnica I. Madrid: Taurus, 1988.

MARTÍNEZ, Margarita; SARCHMAN, Ingrid. La imprevisibilidad de la técnica. Rosario: Universidad Nacional de Rosario Editora, 2020.

MARX, Karl. El capital. México: Siglo XXI Editores, 2017.

MEILLASSOUX, Quentin. Después de la finitud. Ensayo sobre la necesidad de la contingencia, Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2015.

MONTUORI, Alfonso. The complexity of improvisation and the improvisation of complexity: Social Science, Art and Creativity”. Human Relations, New York, v. 56, n. 2, p. 237-255, 2003.

MOYNIHAN, Thomas. X-Risks. How humanity discovered its own extinction. Falmouth: Urbanomics, 2020.

NEAR future design: the perception of a “new possible” and a new role for design. [2013]. Disponible en: http://www.artisopensource.net/2013/10/28/near-future-design-the-perception-of-a-new-possible-and-a-new-role-for-design/. Acceso el: 30 ago 2021.

PATROUILLEAU, Mercedes. Narrative foresight in technical organizations: epistemological and methodological contributions from a practice of scenario method in Argentina”. European Journal of Future Research, [s. l.], n. 5, p. 2-7, 2017.

SADIN, Eric. La humanidad aumentada: la administración digital del mundo. Buenos Aires: Caja Negra, 2017.

SIMONDON, Gilbert. Imaginación e invención. Editorial Cactus, Buenos Aires, 2015.

SOURIAU, Ettiene. Los diferentes modos de existencia. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2017.

STIEGLER, Bernard. La técnica y el tiempo. Hondarribia: Editorial Hiru, 2002.

TERRANOVA, Tiziana. Red stack attack! Algoritmos, capital y la automatización del común. In: AVANESSIAN, Armen y RIES, Mauro. Aceleracionismo: estrategias para una transición hacia el poscapitalismo. Buenos Aires: Caja Negra, p. 91-110, 2017.

TOOP, David. En el Maelström: música, improvisación y el sueño de la libertad antes de 1970. Buenos Aires: Editorial Caja Negra, 2016.

VIRILIO, Paul. Trans-Appearance. Artforum, v. 27, n. 10, p. 128-130, 1989.

VIRNO, Paolo. Sobre la impotencia. La vida en la era de su parálisis frenética. Buenos Aires: Tinta Limón, 2021.

WHITE, Damian. Critical design and the critical social sciences: or why we need to engage multiple, speculative critical design futures in a post-political and post-utopian era”. Critical Design/Critical Futures, v. on-line, 2016. Disponible en: http://www.cd-cf.org/articles/critical-design-and-the-critical-social-sciences/. Acceso en: 17 nov. 2021.

WHITMER, Thomas. The art of improvisation. New York: M. Witmark & Sons, 1953.

ZUBOFF, Shoshana. La era del capitalismo de la vigilancia. Barcelona: Paidós, 2020.

ZUÑIGA, Rodrigo. La extensión fotográfica. Revista Kaypunku de Estudios Interdisciplinarios de Arte y Cultura, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 53-70, 2016.

Publicado

2022-04-29

Como Citar

GATTO, Ezequiel. Sobre o futuro e o estratégico: uma exploração da imaginação Maquínica, o desenho e a improvisação. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.5433/2176-6665.2022v27n1e45012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/45012. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê