"Entre plantas, curadores e entidades": o modelo terapêutico do centro Ayahuasqueiro Flor de Jasmim
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n2p523Palavras-chave:
Plantas de Poder, Ayahuasca, Rituais, TerapiasResumo
Neste artigo elencamos as particularidades terapêuticas do Centro Ayahuasqueiro Flor de Jasmim; irmandade religiosa sobre a qual nos dedicamos à exposição etnográfica dos fenômenos relativos ao estabelecimento da saúde e ao tratamento de doenças. Isto posto, buscamos descrever os casos observados em campo, assim como explanar as narrativas dos curadores da Casa. Em conclusão, aludimos que a eficácia das terapias locais repousa no protagonismo de curadores, pacientes e entidades em complexas interações, tanto para a aquisição da saúde, quanto para o expurgo de doenças e outros infortúnios capazes de intervir nas vidas dos sujeitos assistidos pelo Centro.Downloads
Referências
ARAÚJO, Wladimyr Sena. Navegando nas ondas do Daime: história, cosmologia e ritual da Barquinha. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1999.
ARHEM, Kaj. Makuna social organization: a study in descent, alliance, and the formation of corporate groups in the North-Western Amazon. Estocolmo: Almqvist & Wiksell, 1981.
BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
BRISSAC, Sérgio. A Estrela do Norte iluminando até o Sul: uma etnografia da União do Vegetal em um contexto urbano. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
CEMIN, Arneide Bandeira. Os rituais do Santo Daime: sistemas de montagens simbólicas. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002. p. 347-382.
CSORDAS, Thomas. Corpo, significado e cura. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
FRENOPOULO, Christian. Charity and spirits in the Amazonian navy: the Barquinha Mission of the Brazilian Amazon. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Regina, Regina, 2005.
GOMES, Bruno Ramos. O sentido do uso ritual da ayahuasca em trabalho voltado ao tratamento e recuperação da população em situação de rua em São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
GOULART, Sandra Lúcia. Contrastes e continuidades em uma tradição amazônica: as religiões da ayahuasca. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
GROISMAN, Alberto. "Eu venho da floresta": ecletismo e práxis xamânica daimista no Céu do Mapiá. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1991.
HABER, Roy. The Santo Daime road to seeking religious freedom in the USA. In: LABATE, Beatriz Caiuby; JUNGABERLE, Henrik (org.). The internationalization of Ayahuasca. Berlin: Lit, 2011. p. 301-318.
HANEGRAAF, Wouter. Ayahuasca groups and networks in the Netherlands: a challenge to the study of contemporary religion. In: LABATE, Beatriz Caiuby; JUNGABERLE, Henrik (org.). The internationalization of Ayahuasca. Berlin: Lit, 2011. p. 85-104.
LABATE, Beatriz Caiuby. Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
LABATE, Beatriz Caiuby; BOUSO, José Carlos. Cura, cura, cuerpecito: reflexiones sobre las posibilidades terapéuticas de la ayahuasca. In: LABATE, Beatriz Caiuby; BOUSO, José Carlos (org.). Ayahuasca y salud. Barcelona: La Liebre de Marzo, 2011. p. 28-47.
LABATE, Beatriz Caiuby. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
LAGROU, Elsje Maria. Uma etnografia da cultura Kashinawa: entre a cobra e o Inca. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1991.
LANGDON, Esther Jean. Representações de doença e itinerário terapêutico dos Siona da Amazônia colombiana. In: SANTOS, Ricardo; COIMBRA JR., Carlos (org.). Saúde e povos indígenas. Rio de Janeiro: Ed. da Fiocruz, 1994. p. 115-141.
LAPLANTINE, François. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LAPLANTINE, François; RABEYRON, Paul-Louis. Medicinas paralelas. São Paulo: Brasiliense, 1989.
LIRA, Wagner Lins. Daqui nós tira um ouro de chá! Umbanda, Santo Daime e Xamanismo popular no tratamento religioso de patologias físicas, mentais e espirituais: o caso de um terreiro alagoano. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
LIRA, Wagner Lins. Os trajetos do êxtase dissidente no fluxo cognitivo entre homens, folhas, encantos e cipós: uma etnografia ayahuasqueiras nordestina. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
LIRA, Wagner Lins. Xamanismo e enteogenia ameríndia: a ayahuasca e outras "plantas de poder" em contextos indigenistas e vegetalistas amazônicos. ACENO: Revista de Antropologia do Centro-Oeste, Cuiabá, v. 5, n. 10, p. 59-78, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2XxBxUy. Acesso em: 2 abr. 2020.
LIRA, Wagner Lins; FERREIRA, Hugo Monteiro. "Crianças do Astral": a infância no Centro Ayahuasqueiro Flor de Jasmim. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 6, n. 2, p. 7-31, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2wYNgnJ. Acesso em: 2 abr. 2020.
LIRA, Wagner Lins; MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueiroa de. Atabaques no terreiro de Mãe Jana: o Centro Ayahuasqueiro Flor de Jasmim e seus processos simbólicos e institucionais. REIA: Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, Recife, v. 4, n. 2, p. 150-174, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3aHirTs. Acesso em: 2 abr. 2020.
LUNA, Luiz Eduardo. Vegetalism: shamanism among the mestizo population of the Peruvian Amazon. 1986. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Estocolmo, Estocolmo, 1986.
MABIT, Jean Jacques. Produção visionária da ayahuasca no contexto dos curandeiros da Alta Amazônia peruana. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (org.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado das Letras, 2002. p. 147-180.
MACRAE, Edward. Guiado pela lua: xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo: Brasiliense, 1992.
MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueiroa. Quando a busca de religião e saúde se entrecruzam: um estudo de caso. Revista Anthropológicas, Recife, v. 13, n. 1, p. 75-90, 2002. Disponível em: https://bit.ly/2JASVmQ. Acesso em: 2 abr. 2020.
MENDES, Margarete Hitaka. Etnografia preliminar dos Ashaninka da Amazônia brasileira. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.
MENOZZI, Walter. The Santo Daime legal case in Italy. In: LABATE, Beatriz Caiuby; JUNGABERLE, Henrik (org.). The internationalization of Ayahuasca. Berlin: Lit, 2011. p. 379-388.
MERCANTE, Marcelo Simão. Dependência, recuperação e o tratamento através da ayahuasca: definições e indefinições. Saúde & Transformação, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 126-138, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2Ap5yjb. Acesso em: 2 abr. 2020.
MERCANTE, Marcelo Simão. Images of healing: spontaneous mental imagery and healing process of the Barquinha, a Brazilian Ayahuasca religious system. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia) - Saybrook Graduate School and Research Center, San Francisco, 2006.
MOREIRA, Paulo; MACRAE, Edward. Eu venho de longe: mestre Irineu e seus companheiros. Salvador: Ed. da UFBA, 2011.
MOURE, Walter Gustavo. Saudades da cura: estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena na Amazônia peruana. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
NARANJO, Plutarco. Ayahuasca: etnomedicina y mitología. Quitos: Libri Mundi, 1983.
OLIVEIRA, Rosana Martins. De folha e cipó é a capelinha de São Francisco: a religiosidade popular na cidade de Rio Branco - Acre (1945-1958). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
PASKOALI, Vanessa Paula. A cura enquanto processo identitário na Barquinha: o sagrado no cotidiano. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
PELÁEZ, Maria Cristina. No mundo se cura tudo: interpretações sobre a "cura espiritual" no Santo Daime. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.
PRADES, José Vicente Marín. Legal recognition of the União do Vegetal in Spain. In: LABATE, Beatriz Caiuby; JUNGABERLE, Henrik (org.). The internationalization of Ayahuasca. Berlin: Lit, 2011. p. 375-378.
RICCIARDI, Gabriela Santos. O uso da ayahuasca e a experiência de transformação, alívio e cura na União do Vegetal. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
RICCIARDI, Gabriela Santos. Takiwasi: o uso da ayahuasca no tratamento da adicção em uma comunidade terapêutica. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
RIOS, Marlene Dobkin de. Curing with Ayahuasca in an urban slum. In: HARNER, Michael (org.). Hallucinogens and Shamanism. Oxford: University of Oxford, 1973. p. 67-85.
RIOS, Marlene Dobkin de. Visionary vine: hallucinogenic healing in the Peruvian Amazon. Prospect Heights: Waveland, 1972.
ROSE, Isabel Santana. Espiritualidade, terapia e cura: um estudo sobre a expressão da experiência no Santo Daime. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
SANTOS, Rafael Guimarães. Safety and side effects of Ayahuasca in humans: an overview focusing on developmental toxicology. Journal of Psychoactive Drugs, London, v. 45, n. 1, p. 68-78, 2013.
SCHMID, Janine Tatjana. Ayahuasca healing: a qualitative study about fiftenn european people handling their diseases. In: LABATE, Beatriz Caiuby; JUNGABERLE, Henrik (org.). The internationalization of Ayahuasca. Berlin: Lit, 2011. p. 245-262.
SILVA, Clodomir Monteiro da. O palácio de Juramidam: Santo Daime: um ritual de transcendência e despoluição. 1983. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wagner Lins Lira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























