O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2009v14n1p275

Palavras-chave:

Experiência social, Ator social, Subjetividade

Resumo

Este artigo pretende discutir algumas possibilidades analíticas do conceito de experiência social, desde a abordagem de François Dubet. Apresentaremos uma breve revisão teórica, a partir da qual faremos um duplo movimento interpretativo: constituir a experiência social enquanto ferramenta analítica e investigativa e, ao mesmo tempo, problematizar o possível alcance metodológico do uso deste referencial analítico em pesquisas na área de Ciências Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Referências

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: por uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

DUBET, François; MARTUCELLI, D. En la escuela: sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada, 1996.

DUGUIT, Léon. Os elementos do Estado. 2. ed. Lisboa: Editorial Inquérito, s/d.

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova, São Paulo, v. 71, p. 11-39, 2007.

FORACCHI, Marialice. Educação e Planejamento. In: FORACCHI, Marialice. (org.) Karl Mannheim – Sociologia. São Paulo: Ática, 1982. p. 152-200.

GAIGER, Luiz Inácio Germany. Por uma Sociologia Dialógica. Estudos Leopoldenses. Série Ciências Humanas, v. 35, n. 155, p. 21-37, 1999.

GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro, DP & A, 2005.

KANT, Immanuel. Pedagogia. Madrid: Akal, 1983.

LOPES, José Rogério. Exclusão Social, Privações e Vulnerabilidade: uma análise dos novos condicionantes sociais. Em Perspectiva, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 123-135, 2006.

LUZ, Madel T. O interacionismo simbólico: breve exposição de uma corrente acionalista em ciências sociais. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez/PUC, 1993.

MANNHEIM, Karl. A Crise da Sociedade Contemporânea. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (org.). Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 321-342.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES FILHO, Evaristo de. Questões Fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

MORAES FILHO, Evaristo de. Sociología – Estudios sobre las formas de socialización. Madrid: Alianza, 1986.

NETTO, João Paulo. Nótula à teoria da ação comunicativa de Habermas. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant. (org.) Teorias da Ação em Debate. São Paulo: Cortez, 1993. p. 51-64.

PARSONS, Talcott. A emergência do conceito de sociedade como categoria sociológica. In: FERNANDES, Florestan (org.). Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 269-285.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2, p. 335-350, 2005.

SILVA, Rodrigo Manuel Dias da. Experiências sociais e lógicas de ação política: etnografia da participação estudantil na escola pública. 2008. Dissertação de (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2008.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade – Um exemplo de Sociologia Pura ou Formal. In: MORAES FILHO, Evaristo de. (org.) Georg Simmel: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 165-181.

TIRAMONTI, Guillermina. La escuela en la encrucijada del cambio epocal. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 889-890, 2005.

TÖNNIES, Ferdinand. Comunidade e sociedade como entidades típico-ideais. In: FERNANDES, Florestan. Comunidade e Sociedade. São Paulo: Nacional/Edusp, 1973. p. 96-116.

TOURAINE, Alain. O Retorno do Actor – Ensaio de Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1984.

TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 1998.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. São Paulo: Vozes, 2006.

TOURAINE, Alain.; KHOSROKHAVAR, F. A procura de si – Diálogo sobre o sujeito. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

VAN VELSEN, Jaap. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. In: FELDMAN-BIANCO, Bela. (org.) A Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 275–290, 2009. DOI: 10.5433/2176-6665.2009v14n1p275. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.