Vol. 5 (1999)

Published: 1999-07-02

Apresentação

  • Apresentação

    William Reis Meirelles
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p

Artigos

  • Esse bom amigo, o livro: representações da leitura. Paraná (1880-1930)

    Cláudio DeNipoti
    7-22
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p7
  • Uma memória institucionalizada: os livros escolares e a história-pátria

    Paulete Maria Cunha dos Santos
    23-40
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p23
  • A questão indígena no livro didático: toda a história

    Lúcio Tadeu Mota, Isabel Cristina Rodrigues
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p41
  • Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico

    Mônia L. Silvestrin, Ana Gilka D. Carneiro
    61-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61
  • Razão e educação no ocaso do milênio

    Carlos Alberto Pereira Silva
    71-85
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p71
  • Crise do fordismo, neoliberalismo e educação brasileira

    Cristiano Lima Ferraz
    87-102
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p87
  • Entre o nada e o anódino: parâmetros, diretrizes e a reforma da educação nacional

    José Miguel Arias Neto
    103-126
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p103
  • Por uma graduação em história crítica e pluralista: reflexões sobre o curso de história da Unicamp

    Pedro Paulo A. Funaril
    127-135
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p127
  • Os objetivos do ensino de história

    Luis Fernando Cerri
    137-146
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p137
  • Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social

    Maria Auxiliadora Schmidt
    147-164
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p147

Resenhas

  • Para inglês (e brasileiro) ver

    André Luiz Joanilho
    165-167
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p165
  • Hitler, a história e a historiografia

    Francisco César Alves Ferraz
    169-176
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p169

Expediente

  • História e Ensino, Londrina, v. 5, 1999

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p