Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico

Autores

  • Mônia L. Silvestrin Universidade Federal do Paraná
  • Ana Gilka D. Carneiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61

Palavras-chave:

História, Educação, Artes, Pintura.

Resumo

O presente artigo discute algumas possibilidades de utilização das artes plásticas, mais especificamente a pintura como recurso didático para o ensino da história. Enfatizando questões metodológicas, procuramos apresentar alternativas ao já conhecido trabalho com quadros de temática histórica, privilegiando o diálogo com a história e teorias da arte.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônia L. Silvestrin, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em História da Universidade Federal do Paraná

Ana Gilka D. Carneiro, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em História da Universidade Federal do Paraná

Referências

COLl, Jorge. O que é arte? São Paulo: Círculo do Livro, 1983.

ELIAS, Norbert. Mozart - sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

OSTROWER, Faya. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

SALlBA, Elias T. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto,1998.

WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do livro, 1983.

Downloads

Publicado

1999-07-02

Como Citar

Silvestrin, M. L., & Carneiro, A. G. D. (1999). Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico. História & Ensino, 5, 61–70. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61

Edição

Seção

Artigos