Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61Palavras-chave:
História, Educação, Artes, Pintura.Resumo
O presente artigo discute algumas possibilidades de utilização das artes plásticas, mais especificamente a pintura como recurso didático para o ensino da história. Enfatizando questões metodológicas, procuramos apresentar alternativas ao já conhecido trabalho com quadros de temática histórica, privilegiando o diálogo com a história e teorias da arte.
Métricas
Referências
ELIAS, Norbert. Mozart - sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
OSTROWER, Faya. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
SALlBA, Elias T. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto,1998.
WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do livro, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.