Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61Keywords:
History, Teaching, Arts, Paintings.Abstract
The present article discusses some possible ways of utilizing plastic arts, more specifically paintings, as a means of teaching history. By emphasizing methodological questions, the authors seek to present, focusing on the dialogue between history and the theories of art, some alternatives to the well known work of utilizing paintings with a historical theme.
References
ELIAS, Norbert. Mozart - sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
OSTROWER, Faya. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
SALlBA, Elias T. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto,1998.
WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do livro, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.