Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico

Autores/as

  • Mônia L. Silvestrin Universidade Federal do Paraná
  • Ana Gilka D. Carneiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61

Palabras clave:

História, Educação, Artes, Pintura.

Resumen

O presente artigo discute algumas possibilidades de utilização das artes plásticas, mais especificamente a pintura como recurso didático para o ensino da história. Enfatizando questões metodológicas, procuramos apresentar alternativas ao já conhecido trabalho com quadros de temática histórica, privilegiando o diálogo com a história e teorias da arte.

 

 

 

Biografía del autor/a

Mônia L. Silvestrin, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em História da Universidade Federal do Paraná

Ana Gilka D. Carneiro, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em História da Universidade Federal do Paraná

Citas

COLl, Jorge. O que é arte? São Paulo: Círculo do Livro, 1983.

ELIAS, Norbert. Mozart - sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

OSTROWER, Faya. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

SALlBA, Elias T. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto,1998.

WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do livro, 1983.

Publicado

1999-07-02

Cómo citar

Silvestrin, M. L., & Carneiro, A. G. D. (1999). Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico. História & Ensino, 5, 61–70. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61

Número

Sección

Artigos