A questão indígena no livro didático: toda a história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p41Palavras-chave:
Etno-história, Livros didáticos, Populações indígenas.Resumo
Até os anos setenta, supunha-se que os índios não tinham futuro, nem passado; colocava-se a sua irreversível assimilação à sociedade envolvente, e seu fim diante do avanço capitalista nas áreas de fronteira. A partir dos anos oitenta a situação começou a mudar. E as questões relacionadas com as populações indígenas passaram a ser objetos de estudos. Dentre elas as representações das populações indígenas existentes nos livros didáticos. Dessa forma, nossa proposta é de verificar essas representações num texto específico - Toda a História, de José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti - adotado, desde sua primeira edição, nas vinte e uma escolas públicas de ensino médio de Maringá, atingindo no ano de 1998, um número de 14.212 alunos.
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