A questão indígena no livro didático: toda a história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p41

Palabras clave:

Etno-história, Livros didáticos, Populações indígenas.

Resumen

Até os anos setenta, supunha-se que os índios não tinham futuro, nem passado; colocava-se a sua irreversível assimilação à sociedade envolvente, e seu fim diante do avanço capitalista nas áreas de fronteira. A partir dos anos oitenta a situação começou a mudar. E as questões relacionadas com as populações indígenas passaram a ser objetos de estudos. Dentre elas as representações das populações indígenas existentes nos livros didáticos. Dessa forma, nossa proposta é de verificar essas representações num texto específico - Toda a História, de José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti - adotado, desde sua primeira edição, nas vinte e uma escolas públicas de ensino médio de Maringá, atingindo no ano de 1998, um número de 14.212 alunos.

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Biografía del autor/a

Lúcio Tadeu Mota, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor no Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.

Isabel Cristina Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

1999-07-02

Cómo citar

Mota, L. T., & Rodrigues, I. C. (1999). A questão indígena no livro didático: toda a história. História & Ensino, 5, 41–59. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p41

Número

Sección

Artigos