v. 8 (2002): Edição Especial

Publicado: 2002-06-05

Apresentação

  • Apresentação

    Gilmar Arruda
    5-6
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p5

Artigos

  • Fronteiras do conhecimento entre história e geografia

    Jozimar Paes de Almeida
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p7
  • A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura

    Angelo Priori
    19-26
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p19
  • Tempo, história e cronologia

    Nelson Dacio Tomazi
    27-36
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p27
  • Para que serve o ensino de história?

    Gilmar Arruda
    37-45
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p37
  • Elementos para a construção do currículo de história

    Nicholas Davies
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p47
  • Uma análise sobre o ensino de história e o livro didático

    Sonia Maria Gazola Pastro, Diná Teresa Contiero
    59-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p59
  • Cantando o Brasil pós-64

    Maria de Fátima da Cunha
    67-81
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p67
  • Teatro e política: uma redescoberta do prazer da história

    Sandra de Cássia A. Pelegrini
    83-94
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p83
  • Apontamentos sobre a história da leitura

    Cláudio DeNipoti
    95-106
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p95
  • Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove

    Jaime Francisco P. Cordeiro
    107-124
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p107
  • Como Martim Afonso virou trineto de Mavutsinim?

    José Henrique Rollo Gonçalves
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p125
  • Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero?

    Andréa Ferreira Delgado
    143-154
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p143
  • O cinema como fonte para o estudo da história

    William Reis Meirelles
    155-167
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p155
  • Lendo imagens criticamente: uma alternativa metodológica para a formação do professor de história

    Maria Auxiliadora Schmidt
    169-184
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p169
  • Cinema e aprendizagem em história

    Serlei Maria Fischer Ranzi
    185-194
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p185
  • Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens

    Teresa Jussara Luporini
    195-213
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195
  • Sete categorias de perguntas e a interpretação de fontes históricas no primeiro grau

    Regina Ferreira de Oliveira
    215-229
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p215
  • O 7 De Setembro Em Mandaguaçu (PR): a construção de um novo conceito de festa da pátria

    Reginaldo Dias
    231-243
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p231

Expediente

  • História e Ensino, Londrina, v.8 edição especial, 2002

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p