Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p143Palavras-chave:
Ensino de história, Gênero, Poder, Cotidiano.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de história a partir da inserção da categoria "gênero", apresentando alguns pressupostos teóricos e relatando uma experiência didático-pedagógica.
Downloads
Referências
CORALINA, C. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Goiânia: UFG, 1987.
CORALINA, C. Vintém de cobre - meias confissões de Aninha. Goiânia: UFG, 1987.
DELGADO, A. Cora Coralina: a construção de uma mulher monumento. Relatório de Pesquisa. Coiânia, 1996. mimeo.
DIAS, M. O. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.
DIAS, M. O. Teoria e método dos estudos feministas: perspectiva histórica e hermenêutica do cotidiano. In: DIAS, M. O. Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. p.39-53.
FOUCAULT, M. El sujecto y el poder. Revista Mexicana de Sociologia, México, n. 15, 1988 .
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
HAHNER, J. A mulher no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MATTOS, M. I. Gênero: questão de influências. História, Portugal, ano 18, n. 11, mar. 1996.
MESGRAVIS, L. O Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 1994.
MOTT, M. L. Submissão e resistência: a mulher na luta contra a escravidão. São Paulo: Contexto, 1988.
PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
PRIORE. M. A mulher na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1994.
PRIORE. M. Ao Sul do Corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de janeiro: J. Olympio, 1993.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.