Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195Palavras-chave:
Memória escolar, Imagens fotográficas, Ensino de história, Formação de professores.Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada durante três anos numa escola pública, que se destinou a analisar as mudanças ocorridas na postura pedagógica de professoras de 1º e 2º graus, em função de sua atuação em projeto de resgate de memória na escola onde atuam.
Downloads
Referências
BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa/América, 1983.
BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990
FENELON, D. R. Pesquisa em História: perspectiva c abordagens. In: FAZENDA, L (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 119-136.
GATTI, B. et aI. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal de ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 4, out. 1972.
HELLER, A. Historia y vida cotidiana: aportación a la sociología socialista. Barcelona: Grijalbo, 1972.
HELLER, A. Historia y vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.
LEITE, M. L. M. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura, v. 38, n. 9, 1986
LEITE, M. L. M. Fotografia e história. Ciência Hoje, n. 7, v. 39, 1988
LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.
LUPORINI, T. J. Cidalia Rebelo Gomes: uma educadora na Ilha dos Valadares. Curitiha: Lítero-Técnica, 1992.
LUPORINI, T. J. Compreendendo e pesquisando história: uma experiência com alunos de 8ª série. 1989. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.
MARSON, A. Reflexões sobre procedimento histórico. In: SILVA M. A. Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. p. 37-64.
MEDIANO, Z. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática. Tecnologia Educacional, v. 21, p. 31-37, maio/jun. 1993.
NAPOLITANO, M. Fotografia como documento histórico. Caderno de História. Ensino e Metodologia, Curitiba, n. 2, 1997.
PINSKI, J. O ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
PEDROSO, M. L. O. A princesa das crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.
PINTO, E.; GONÇALVES, M. A. Ponta Grossa: um século de vida (1822-1922). Ponta Grossa: Kugler, [1983].
SIVIERI, A. et aI. A pesquisa no 1 º e 2º graus. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 439-444.
TUCCI, U. Calendário. In: MEMÓRIA-HISTÓRIA. Porto, Pt: Enciclopédia Einaudi, 1984. v. 1.
VIEIRA, M. P. et. aI. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1991.
ZANLOCHI, T. S. Ensino e pesquisa: um projeto experimental. In: In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 392-399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.