Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens

Autores/as

  • Teresa Jussara Luporini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195

Palabras clave:

Memória escolar, Imagens fotográficas, Ensino de história, Formação de professores.

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada durante três anos numa escola pública, que se destinou a analisar as mudanças ocorridas na postura pedagógica de professoras de 1º e 2º graus, em função de sua atuação em projeto de resgate de memória na escola onde atuam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Teresa Jussara Luporini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG-PR

Citas

ABUD, K. M. O livro didático e a historiografia. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 202-209

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa/América, 1983.

BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990

FENELON, D. R. Pesquisa em História: perspectiva c abordagens. In: FAZENDA, L (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 119-136.

GATTI, B. et aI. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal de ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 4, out. 1972.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana: aportación a la sociología socialista. Barcelona: Grijalbo, 1972.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

LEITE, M. L. M. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura, v. 38, n. 9, 1986

LEITE, M. L. M. Fotografia e história. Ciência Hoje, n. 7, v. 39, 1988

LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.

LUPORINI, T. J. Cidalia Rebelo Gomes: uma educadora na Ilha dos Valadares. Curitiha: Lítero-Técnica, 1992.

LUPORINI, T. J. Compreendendo e pesquisando história: uma experiência com alunos de 8ª série. 1989. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

MARSON, A. Reflexões sobre procedimento histórico. In: SILVA M. A. Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. p. 37-64.

MEDIANO, Z. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática. Tecnologia Educacional, v. 21, p. 31-37, maio/jun. 1993.

NAPOLITANO, M. Fotografia como documento histórico. Caderno de História. Ensino e Metodologia, Curitiba, n. 2, 1997.

PINSKI, J. O ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

PEDROSO, M. L. O. A princesa das crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.

PINTO, E.; GONÇALVES, M. A. Ponta Grossa: um século de vida (1822-1922). Ponta Grossa: Kugler, [1983].

SIVIERI, A. et aI. A pesquisa no 1 º e 2º graus. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 439-444.
TUCCI, U. Calendário. In: MEMÓRIA-HISTÓRIA. Porto, Pt: Enciclopédia Einaudi, 1984. v. 1.

VIEIRA, M. P. et. aI. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1991.

ZANLOCHI, T. S. Ensino e pesquisa: um projeto experimental. In: In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 392-399.

Publicado

2002-06-05

Cómo citar

Luporini, T. J. (2002). Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, 8, 195–213. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195

Número

Sección

Artigos