Lendo imagens criticamente: uma alternativa metodológica para a formação do professor de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p169Palavras-chave:
Educação, Cultura, Sociedade do espetáculo, Imagens, Ensino de história.Resumo
O artigo apresenta os pressupostos epistemológicos referências da Prática de Ensino Supervisionado em História, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - UFPR, desde 1996.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
APPLE, M. W. Os professores e o currículo: abordagens sociológicas. Lisboa: Educa, 1997.
BURKE, P. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XlV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
BUSATO, L. R. Educação e Comunicação. Texto apresentado no Seminário sobre Educação e Comunicação, realizado em Curitiba, de 5 a 9 de agosto de 1996.
CHARTIER, R. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, n. 16, 1995.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERRÉS, J. Televisão e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERRO, M. A história vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FORQUIN, J.C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRONZA, M. A revolução industrial e a indústria cultural: o caso das história em quadrinhos. Curitiba: UFPR, 1997. (Projeto de prática de ensino de história)
GOUBERT, P. História local. Revista Arrabaldes, Rio de Janeiro, n.1, maio/ago. 1988.
GREEN, B.; BIGUN, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1995, p.208-243.
HOBSBAWN, E. O Século radical. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 jul. 1995. Suplemento Mais.
JACQUINOT, G. La escuela frente a las pantallas. Buenos Aires: Aique, 1996.
JAMESON, F. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1995.
PENIN, S. T S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cuitura. Campinas, SP: Papirus, 1994.
ROCHA, J. M. A sociedade da informação. Curitiba: UFPR, 1997 (projeto de prática de ensino de história).
SACRISTÀN, J. G. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, L. H. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SERRANO, J. Como se ensina História. São Paulo: Melhoramentos, 119--].
SERRANO, J. Metodologia do ensino de história. São Paulo: Melhoramentos, 1941.
SCHMIDT, M. A. O uso escolar do documento histórico. Caderno de História: Ensino e Metodologia, Curitiba, v.2, p.5-17, 1997.
SCHMIDT, M. A.; PEDROSO, L. C. Publicidade como documento. Caderno de História: Ensino e Metodologia, Curitiba, v. 2, p. 25-38, 1997.
SILVA, L. H. (org.) Novos majJas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SOUZA, M. O. A mulher na revolução industrial. Curitiba: UFPR, 1997. (projeto de prática de ensino de história).
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VENÂNCIO fILHO, E A educação e seu aparelhamenbto moderno. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Ed. Nacional, 1969.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
BURKE, P. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XlV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
BUSATO, L. R. Educação e Comunicação. Texto apresentado no Seminário sobre Educação e Comunicação, realizado em Curitiba, de 5 a 9 de agosto de 1996.
CHARTIER, R. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, n. 16, 1995.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERRÉS, J. Televisão e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERRO, M. A história vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FORQUIN, J.C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRONZA, M. A revolução industrial e a indústria cultural: o caso das história em quadrinhos. Curitiba: UFPR, 1997. (Projeto de prática de ensino de história)
GOUBERT, P. História local. Revista Arrabaldes, Rio de Janeiro, n.1, maio/ago. 1988.
GREEN, B.; BIGUN, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1995, p.208-243.
HOBSBAWN, E. O Século radical. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 jul. 1995. Suplemento Mais.
JACQUINOT, G. La escuela frente a las pantallas. Buenos Aires: Aique, 1996.
JAMESON, F. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ.: Vozes, 1995.
PENIN, S. T S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cuitura. Campinas, SP: Papirus, 1994.
ROCHA, J. M. A sociedade da informação. Curitiba: UFPR, 1997 (projeto de prática de ensino de história).
SACRISTÀN, J. G. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, L. H. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SERRANO, J. Como se ensina História. São Paulo: Melhoramentos, 119--].
SERRANO, J. Metodologia do ensino de história. São Paulo: Melhoramentos, 1941.
SCHMIDT, M. A. O uso escolar do documento histórico. Caderno de História: Ensino e Metodologia, Curitiba, v.2, p.5-17, 1997.
SCHMIDT, M. A.; PEDROSO, L. C. Publicidade como documento. Caderno de História: Ensino e Metodologia, Curitiba, v. 2, p. 25-38, 1997.
SILVA, L. H. (org.) Novos majJas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SOUZA, M. O. A mulher na revolução industrial. Curitiba: UFPR, 1997. (projeto de prática de ensino de história).
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VENÂNCIO fILHO, E A educação e seu aparelhamenbto moderno. São Paulo: Ed. Nacional, 1941.
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Ed. Nacional, 1969.
WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
2002-06-05
Como Citar
Schmidt, M. A. (2002). Lendo imagens criticamente: uma alternativa metodológica para a formação do professor de história. História & Ensino, 8, 169–184. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p169
Edição
Seção
Artigos
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.