Cinema e aprendizagem em história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p185Palavras-chave:
Cinema, Imagem, Ensino de história, Formação de professores.Resumo
O artigo aponta as dificuldades surgidas na utilização do cinema em sala de aula no ensino de história, desde a "especificidade da fonte" até a ausência de formação dos professores, e sugere caminhos possíveis para o trabalho com a imagem.
Downloads
Referências
CARDOSO, C. E.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
JACQUINOT, G. Apprendre des images: du réel “reproduit” au réel “calculé” In: DIDACTIQUES de l’histoire, de la géographie, des sciences sociales: Documents: des moyens pour quelles fins? Paris : INRP, 1992. p. 71-80
POIRIER, B. (Dir.). Texte filmique et aprentissage en Histoire: le Rebelle, le chagrin e la pitié: réception et traitement par des éleves de Premiere et Troisieme. Paris: INRp, 1993.
POIRIER, B. Document filmique et aprentissage en histoire: enquête Sur les représentations et les pratiques des professeurs des Iycées et des collèges. Paris: INRp, 1995.
POIRIER, B.; SULT AN, J. (Dir.). Faire/voir et savoir: connaissance de I'image image et connaissance. Paris: INRp, 1992.
SALIBA, E. T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In: COLETÂNEA lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993. p. 87-108
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade! In: HISTÓRIA: novos objetos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976. p. 199-215
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.