Cinema e aprendizagem em história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p185Keywords:
Movies, Image, History teaching, Teachers formation.Abstract
The article points out the difficulties appeared in the use of the movies in classroom in the history teaching, since the "source specificity" until the absence of teachers formation, and it suggests possible roads for working with the image.
References
CARDOSO, C. E.; VAINFAS, R. (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
JACQUINOT, G. Apprendre des images: du réel “reproduit” au réel “calculé” In: DIDACTIQUES de l’histoire, de la géographie, des sciences sociales: Documents: des moyens pour quelles fins? Paris : INRP, 1992. p. 71-80
POIRIER, B. (Dir.). Texte filmique et aprentissage en Histoire: le Rebelle, le chagrin e la pitié: réception et traitement par des éleves de Premiere et Troisieme. Paris: INRp, 1993.
POIRIER, B. Document filmique et aprentissage en histoire: enquête Sur les représentations et les pratiques des professeurs des Iycées et des collèges. Paris: INRp, 1995.
POIRIER, B.; SULT AN, J. (Dir.). Faire/voir et savoir: connaissance de I'image image et connaissance. Paris: INRp, 1992.
SALIBA, E. T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In: COLETÂNEA lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993. p. 87-108
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade! In: HISTÓRIA: novos objetos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976. p. 199-215
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.