Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p107Palavras-chave:
Nação, Identidade, Independência.Resumo
Esse artigo aborda as maneiras pelas quais se apresenta a idéia da unidade nacional no ensino de História do Brasil e propõe outras formas de se estudar a história política do século dezenove que ofereçam aos alunos a oportunidade de discutir a pertinência daquela suposta unidade.
Downloads
Referências
BOST, A. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1989.
CORDEIRO, J. F. P. História e Literatura: relato de uma experiência de leitura da obra de José J. Veiga na escola. In: CONCRESSO DE LEITURA No BRASIL, 9., 1993, Campinas. [Anais... ]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1993.
CUNHA, E. Os sertões: campanha de Canudos. 23.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1954.
LEITE, G. L. Pernambuco 1824: a Confederação do Equador. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 1989.
MENDES . JR., A. et aI. Brasil História: texto e consulta. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. v. 2: Império
MONTEIRO, D. T. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. In: FAUSTO, B. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. p.39-92.
PINSKY, J. Nação e ensino de História no Brasil. In: PINSKY, J. (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
REIS, A. C. E A inconfidência baiana. In: HOLANDA, S. B. de (Org.). História geral da Civilização Brasileira. 4.ed. São Paulo: Difel, 1977. p. 411-317. t.1: A época colonial; v.2: Administração, economia, socieclade
SILVA, R. E. Colônia e nativismo: a história como biografia da nação. 1981. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
VARNHAGEN, F. A. Históreia da Independência do Brasil. 7.ed. São Paulo: Edusp, 1981.
VESENTINI, C. A. Escola e livro didático de História. In: SILVA, M. A. da (org.). Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.