Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p107Keywords:
Nation, Identity, Independence.Abstract
This communication approaches the ways for which it comes the idea of the national unit in the teaching of History of Brazil and it proposes other forms of studying the political history of the nineteenth century that offer to the students the opportunity to discuss the pertinence of that supposed unit.
Downloads
References
BOST, A. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1989.
CORDEIRO, J. F. P. História e Literatura: relato de uma experiência de leitura da obra de José J. Veiga na escola. In: CONCRESSO DE LEITURA No BRASIL, 9., 1993, Campinas. [Anais... ]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1993.
CUNHA, E. Os sertões: campanha de Canudos. 23.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1954.
LEITE, G. L. Pernambuco 1824: a Confederação do Equador. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 1989.
MENDES . JR., A. et aI. Brasil História: texto e consulta. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. v. 2: Império
MONTEIRO, D. T. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. In: FAUSTO, B. (Org.). História Geral da Civilização Brasileira. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. p.39-92.
PINSKY, J. Nação e ensino de História no Brasil. In: PINSKY, J. (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.
REIS, A. C. E A inconfidência baiana. In: HOLANDA, S. B. de (Org.). História geral da Civilização Brasileira. 4.ed. São Paulo: Difel, 1977. p. 411-317. t.1: A época colonial; v.2: Administração, economia, socieclade
SILVA, R. E. Colônia e nativismo: a história como biografia da nação. 1981. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
VARNHAGEN, F. A. Históreia da Independência do Brasil. 7.ed. São Paulo: Edusp, 1981.
VESENTINI, C. A. Escola e livro didático de História. In: SILVA, M. A. da (org.). Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1983.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.