v. 25 n. 2 (2019)

					Visualizar v. 25 n. 2 (2019)
Publicado: 2019-12-01

Apresentação

Artigos

  • A imprensa escrita como afirmação do discurso docente: práticas para o ensino de História

    Regina Beatriz Guimarães Neto, Jonathas Duarte Oliveira de Souza
    13-34
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p13
  • Didática do Ensino Superior e a Lei 10.639/03 nos cursos de História do Ceará

    Joselina da Silva, Angela Maria Bessa Linhares, Adriano Ferreira de Paulo
    35-57
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p35
  • Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil

    Mauro Cezar Coelho, Rafael da Silva Saldanha
    59-82
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p59
  • Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio

    Maria Cristina Dantas Pina, Maria Alessandra dos Santos Aquino
    83-113
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p83
  • Sob o falso prestígio do maravilhoso: o ensino de história nos pareceres da Instrução Pública de 1883

    Ane Luise Silva Mecenas Santos, Cristiano Ferronato
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p115
  • O ensino de história na Era Digital: a inclusão como possibilidade real. O caso dos NTE e NTM em Mossoró-RN

    Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza
    139-166
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p139
  • Ensino de história e sensibilidade: o ver, o ouvir e o imaginar nas aulas de História

    Azemar dos Santos Soares Júnior
    167-190
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p167
  • Modos de aprender a ensinar sobre Gênero nas aulas de História: apontamentos sobre os relatos de experiências do PIBID/UNIFAL (2015-2016).

    Leonara Lacerda Delfino
    191-216
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p191
  • A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história

    Osvaldo Rodrigues Junior, Leticia Seba
    217-237
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217
  • Pesquisas na área do ensino da história e o software IBM SPSS Statistics: limites e possibilidades no diagnóstico do conhecimento histórico escolar em grande escala

    Wilian Carlos Cipriani Barom
    239-268
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p239
  • A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica

    Stanley Plácido da Rosa Silva, Andresa Cristina Oliver Barbosa
    269-296
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269
  • Tinha uma pedra: interlocuções entre o ensino de história e a história pública na implementação da lei 11.645-08

    Maria de Fátima Barbosa Pires
    297-324
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p297
  • A morte e a morte de Quincas Berro D'água, história e literatura: diálogos, singularidades e possibilidades de análise

    Anderson Teixeira Renzcherchen, Silvéria da Aparecida Ferreira
    325-345
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p325
  • Juventude e contracultura: investigações sobre a consciência histórica de alunos da rede pública e privada

    Ruhama Sabião
    347-372
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p347
  • Um campo de possibilidades: práticas de Ensino de História no Cemitério São João Batista de Guarabira- PB

    Paulo Hipólito
    373-400
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p373

Laboratório (artigo)

  • Panorama da escrita sobre a história e ensino no Brasil Central (2011-2016)

    Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes
    401-428
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p401
  • Construção do conhecimento histórico na Escola

    Matheus Mendanha Cruz
    429-448
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429
  • A identidade indígena brasileira por meio das imagens do livro didático de história

    Nádia Narcisa de Brito Santos
    449-473
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p449

Resenhas