Um campo de possibilidades: práticas de Ensino de História no Cemitério São João Batista de Guarabira- PB

Autores

  • Paulo Hipólito Prefeitura Municipal de Mari-PB.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p373

Palavras-chave:

Cemitério, Ensino de História, Conceitos históricos.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi demostrar como o cemitério – em particular o São João Batista de Guarabira-Pb – pode ser utilizado como instrumento para a prática de ensino de história, na elucidação de conceitos históricos, como forma de inovar o ensino de história na sala de aula, assim como alternativa de cativar o interesse dos alunos para o conhecimento histórico. O presente artigo é resultado de uma sequência didática realizada em 2015, envolvendo alunos de 8º e 9º ano, do Centro Educacional Dom Helder Câmara, escola ligada à rede municipal de ensino de Guarabira-Pb. A sequência se dividiu em dois momentos: aulas teóricas, em sala, e aula de campo, no cemitério. De acordo com a análise dos relatos dos alunos, podemos dizer que a sequência didática gerou resultados positivos, tais como: os alunos souberam identificar e compreender os conceitos abordados nas aulas; houve a quebra do preconceito e do medo quanto ao espaço cemiterial; os estudantes passaram a enxergar o cemitério como fonte histórica; a aula de campo ajudou na compreensão da noção de temporalidade. Desse modo, entendemos que o cemitério pode ser uma rica fonte de pesquisa, possibilitando práticas de ensino de história inovadoras e como forma de facilitar a compreensão de conceitos históricos, tais como memória, história, tempo, patrimônio e identidade, assim como suas imbricações na vida prática.

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Biografia do Autor

Paulo Hipólito, Prefeitura Municipal de Mari-PB.

Mestre em História pelo PPGH/UFPB. Professor de História da Rede Municipal de Mari-PB.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Hipólito, P. (2019). Um campo de possibilidades: práticas de Ensino de História no Cemitério São João Batista de Guarabira- PB. História & Ensino, 25(2), 373–400. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p373

Edição

Seção

Artigos