A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT http://orcid.org/0000-0001-7418-9705
  • Leticia Seba Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Livros didáticos, Narrativa histórica

Resumo

Apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Iniciação Científica – PIBIC da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, que tem como objetivo analisar as narrativas históricas acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) Realizar uma revisão bibliográfica acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil; b) Inventariar os livros didáticos de História para o Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD; c) Analisar três livros didáticos de História da aprovados pelo PNLD 2017. Foram analisadas as coleções História, Sociedade & Cidadania (2015), Araribá – História (2015) e Vontade de Saber (2015). Na análise assumimos como referencial teórico-metodológico o modelo de crítica científica da interpretação histórica presente nos livros didáticos e as tipologias de narrativas históricas propostos por Rüsen (2010). O modelo de crítica é sustentando em um conjunto de critérios para análise do livro didático. Optamos pela análise dos critérios de apresentação dos materiais históricos (textos), pluralidade da experiência histórica, pluriperspectividade e normas científicas por considerá-los essenciais para o desenvolvimento narrativo do livro didático. Assim procuramos identificar a presença das tipologias de narrativa histórica: tradicional (afirmação), exemplar (regularidade), crítica (negação) e genética (transformação). Os resultados parciais nos permitiram observar a ausência de textos historiográficos na apresentação dos materiais históricos. A predominância da política como âmbito de experiência e a inexistência das várias perspectivas da história. Contudo, há uma razoável adoção das normas científicas no que diz respeito a historiografia. Entendemos que a ausência dos critérios analisados está intimamente relacionada ao predomínio da narrativa histórica tradicional presente no livro didático analisado.

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Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor Adjunto do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Leticia Seba, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Rodrigues Junior, O., & Seba, L. (2019). A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história. História & Ensino, 25(2), 217–237. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217

Edição

Seção

Artigos