A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217Palavras-chave:
Ditadura Militar, Livros didáticos, Narrativa históricaResumo
Apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Iniciação Científica – PIBIC da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, que tem como objetivo analisar as narrativas históricas acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) Realizar uma revisão bibliográfica acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil; b) Inventariar os livros didáticos de História para o Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD; c) Analisar três livros didáticos de História da aprovados pelo PNLD 2017. Foram analisadas as coleções História, Sociedade & Cidadania (2015), Araribá – História (2015) e Vontade de Saber (2015). Na análise assumimos como referencial teórico-metodológico o modelo de crítica científica da interpretação histórica presente nos livros didáticos e as tipologias de narrativas históricas propostos por Rüsen (2010). O modelo de crítica é sustentando em um conjunto de critérios para análise do livro didático. Optamos pela análise dos critérios de apresentação dos materiais históricos (textos), pluralidade da experiência histórica, pluriperspectividade e normas científicas por considerá-los essenciais para o desenvolvimento narrativo do livro didático. Assim procuramos identificar a presença das tipologias de narrativa histórica: tradicional (afirmação), exemplar (regularidade), crítica (negação) e genética (transformação). Os resultados parciais nos permitiram observar a ausência de textos historiográficos na apresentação dos materiais históricos. A predominância da política como âmbito de experiência e a inexistência das várias perspectivas da história. Contudo, há uma razoável adoção das normas científicas no que diz respeito a historiografia. Entendemos que a ausência dos critérios analisados está intimamente relacionada ao predomínio da narrativa histórica tradicional presente no livro didático analisado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ALMEIDA, Sabrina Basílio de; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo Rodrigues. A falsificação da história no livro didático História do Brasil: Império e República. In: Mnemosine revista, volume 7, nº 4, out/dez 2016, p. 221- 234.
APOLINÁRIO, Maria Raquel (ed.). Araribá: história: 9º ano. São Paulo: Moderna, 2015. BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana; GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco. Vontade de Saber: história: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.
FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004.
FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 5-74, jan./abr. 2017.
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.
MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 271-290.
GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Cia das Letras, 2003. (As ilusões armadas, v. 3).
GOMES NETO, Manoel; PATRÍCIO, Viviane Edna Vieira; AQUINO, Viviane de Fátima; SOUZA, Wellerson Almeida de. A ditadura militar e o ensino de história: livro didático durante e depois do golpe de 1964. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, 4., 2014, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UEPB, 2014. REIS, Tiago Felipe; PRADO, Eliane Mimese. A ditadura militar brasileira em determinados manuais didáticos da educação básica. Revista Intersaberes, [São Paulo], v. 7, n. 14, p. 278-290, ago./dez. 2012.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ROCHA, Aristeu Castilhos. O regime militar no livro didático de história do ensino médio: a construção de uma memória. 2008. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ROCHA, Helenice. A ditadura militar nas narrativas didáticas. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 245-263.
RODEGHERO, Carla Simone; MACHADO, Vanderlei. A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 165-195, jan./jun. 2010
RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
SCHRÖDER, Janice Roberta; MASIERO, Claudia Gisele. Livros didáticos e abordagens sobre o período de ditadura civil-militar no Brasil. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS, 11., 2013, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 1-19.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do tempo presente e livro didático: os sujeitos da Ditadura Militar nos livros didáticos de História. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. p. 2 -11
APOLINÁRIO, Maria Raquel (ed.). Araribá: história: 9º ano. São Paulo: Moderna, 2015. BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana; GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco. Vontade de Saber: história: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.
FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004.
FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 5-74, jan./abr. 2017.
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.
MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 271-290.
GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Cia das Letras, 2003. (As ilusões armadas, v. 3).
GOMES NETO, Manoel; PATRÍCIO, Viviane Edna Vieira; AQUINO, Viviane de Fátima; SOUZA, Wellerson Almeida de. A ditadura militar e o ensino de história: livro didático durante e depois do golpe de 1964. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, 4., 2014, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UEPB, 2014. REIS, Tiago Felipe; PRADO, Eliane Mimese. A ditadura militar brasileira em determinados manuais didáticos da educação básica. Revista Intersaberes, [São Paulo], v. 7, n. 14, p. 278-290, ago./dez. 2012.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ROCHA, Aristeu Castilhos. O regime militar no livro didático de história do ensino médio: a construção de uma memória. 2008. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ROCHA, Helenice. A ditadura militar nas narrativas didáticas. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 245-263.
RODEGHERO, Carla Simone; MACHADO, Vanderlei. A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 165-195, jan./jun. 2010
RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
SCHRÖDER, Janice Roberta; MASIERO, Claudia Gisele. Livros didáticos e abordagens sobre o período de ditadura civil-militar no Brasil. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS, 11., 2013, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 1-19.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do tempo presente e livro didático: os sujeitos da Ditadura Militar nos livros didáticos de História. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. p. 2 -11
Downloads
Publicado
2019-12-01
Como Citar
Rodrigues Junior, O., & Seba, L. (2019). A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história. História & Ensino, 25(2), 217–237. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217
Edição
Seção
Artigos
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.