A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Livros didáticos, Narrativa histórica

Resumo

Apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Iniciação Científica – PIBIC da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, que tem como objetivo analisar as narrativas históricas acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) Realizar uma revisão bibliográfica acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil; b) Inventariar os livros didáticos de História para o Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD; c) Analisar três livros didáticos de História da aprovados pelo PNLD 2017. Foram analisadas as coleções História, Sociedade & Cidadania (2015), Araribá – História (2015) e Vontade de Saber (2015). Na análise assumimos como referencial teórico-metodológico o modelo de crítica científica da interpretação histórica presente nos livros didáticos e as tipologias de narrativas históricas propostos por Rüsen (2010). O modelo de crítica é sustentando em um conjunto de critérios para análise do livro didático. Optamos pela análise dos critérios de apresentação dos materiais históricos (textos), pluralidade da experiência histórica, pluriperspectividade e normas científicas por considerá-los essenciais para o desenvolvimento narrativo do livro didático. Assim procuramos identificar a presença das tipologias de narrativa histórica: tradicional (afirmação), exemplar (regularidade), crítica (negação) e genética (transformação). Os resultados parciais nos permitiram observar a ausência de textos historiográficos na apresentação dos materiais históricos. A predominância da política como âmbito de experiência e a inexistência das várias perspectivas da história. Contudo, há uma razoável adoção das normas científicas no que diz respeito a historiografia. Entendemos que a ausência dos critérios analisados está intimamente relacionada ao predomínio da narrativa histórica tradicional presente no livro didático analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor Adjunto do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Leticia Seba, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

ALMEIDA, Sabrina Basílio de; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo Rodrigues. A falsificação da história no livro didático História do Brasil: Império e República. In: Mnemosine revista, volume 7, nº 4, out/dez 2016, p. 221- 234.

APOLINÁRIO, Maria Raquel (ed.). Araribá: história: 9º ano. São Paulo: Moderna, 2015. BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.

DIAS, Adriana; GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco. Vontade de Saber: história: 9º ano. São Paulo: FTD, 2015.

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004.

FICO, Carlos. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 5-74, jan./abr. 2017.

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.

MUNAKATA, Kazumi. História que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 271-290.

GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Cia das Letras, 2003. (As ilusões armadas, v. 3).

GOMES NETO, Manoel; PATRÍCIO, Viviane Edna Vieira; AQUINO, Viviane de Fátima; SOUZA, Wellerson Almeida de. A ditadura militar e o ensino de história: livro didático durante e depois do golpe de 1964. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, 4., 2014, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UEPB, 2014. REIS, Tiago Felipe; PRADO, Eliane Mimese. A ditadura militar brasileira em determinados manuais didáticos da educação básica. Revista Intersaberes, [São Paulo], v. 7, n. 14, p. 278-290, ago./dez. 2012.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

ROCHA, Aristeu Castilhos. O regime militar no livro didático de história do ensino médio: a construção de uma memória. 2008. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ROCHA, Helenice. A ditadura militar nas narrativas didáticas. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 245-263.

RODEGHERO, Carla Simone; MACHADO, Vanderlei. A história recente nos livros didáticos: a ditadura militar e a questão da anistia no Brasil. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 165-195, jan./jun. 2010

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.

SCHRÖDER, Janice Roberta; MASIERO, Claudia Gisele. Livros didáticos e abordagens sobre o período de ditadura civil-militar no Brasil. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS, 11., 2013, Novo Hamburgo. Anais [...]. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 1-19.

SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do tempo presente e livro didático: os sujeitos da Ditadura Militar nos livros didáticos de História. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. p. 2 -11

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Rodrigues Junior, O., & Seba, L. (2019). A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história. História & Ensino, 25(2), 217–237. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217

Edição

Seção

Artigos