Didática do Ensino Superior e a Lei 10.639/03 nos cursos de História do Ceará

Autores

  • Joselina da Silva PPGEduc - UFRRJ e UFC
  • Angela Maria Bessa Linhares UFC
  • Adriano Ferreira de Paulo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p35

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Didática, História

Resumo

A lei 10.639/03 foi instituída há 15 anos, inserindo estudos sobre história e cultura africana e afro-brasileira, modificando a Lei de Diretrizes e bases da Educação no Brasil em todos os níveis de ensino, inclusive o superior. Para a aplicação desta lei, os ensinos de História, Literatura e Educação Artística estão na vanguarda das didáticas a serem apresentadas. Neste trabalho, vamos expor os dados de uma pesquisa realizada sobre a formação de professores de História nas duas maiores universidades públicas do Ceará, UFC e UECE, visando analisar como o ensino superior tem se adequado ao que pede a lei 10.639/03, como também propor as componentes curriculares em torno de Didática do Ensino Superior como possibilidade de aplicação da referida lei. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, e tem como procedimentos metodológicos análises bibliográficas e documentais. Nossa fundamentação teórica está embasada em alguns autores como Alberti (2013), Candau (2000), Fischer (2009), Gomes (2017), Munanga (2005), Saviani (2003). Os resultados encontrados mostram um diferencial entre o escrito em seus Projetos Políticos e Pedagógicos e a oferta de componentes curriculares em suas grades semestrais, sendo que a UFC contempla em sua grade curricular  abordagens sobre a lei 10.639/03, enquanto que a UECE apresenta duas realidades distintas entre seus campus do interior e da capital do Ceará, sendo que os primeiros atendem de maneira adequada à legislação, enquanto que o curso de Fortaleza apresenta necessidades urgentes de implementação à temática de cultura africana e afro-brasileira para seus futuros historiadores. As aulas referentes às didáticas para o ensino superior, contudo, mostram-se uma possibilidade de inserção estratégica para as diretrizes legais.Com isso, concluímos que se faz necessária uma adequação efetiva, iniciando pelos registros formais nos Projetos Políticos e Pedagógicos de ambas universidades, como também um maior investimentos em aulas que visem uma formação multicultural no ensino de História.

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Biografia do Autor

Joselina da Silva, PPGEduc - UFRRJ e UFC

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

Angela Maria Bessa Linhares, UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor titular da Universidade Federal do Ceará

Adriano Ferreira de Paulo, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Silva, J. da, Linhares, A. M. B., & Paulo, A. F. de. (2019). Didática do Ensino Superior e a Lei 10.639/03 nos cursos de História do Ceará. História & Ensino, 25(2), 35–57. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p35

Edição

Seção

Artigos