A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269Palavras-chave:
Arquivos Permanentes, Difusão Cultural, Mediação da Informação, Ensino de História,Resumo
O artigo analisa o programa “A sala de aula no Arquivo”, realizado pelo Arquivo Público do Estado entre os anos de 2013 e 2015, cujo objetivo era problematização de documentos de arquivo em seus variados usos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. Do mesmo modo, propõe uma reflexão sobre a importância do diálogo entre Arquivos e escolas.
Downloads
Referências
ABUD, Kátia Maria. Currículos de história e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Coleção Repensando o Ensino). p.12-28
ALVES, Clarisse; BRANDO, Nôva; MENEZES, Vanessa. Ação educativa e educação patrimonial em arquivos: a oficina “resistência em arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos” no APERS. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 9-27, 2015.
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, n. 51).
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2013. [18 avaliações preenchidas pelos professores].
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2014a [11 avaliações preenchidas pelos professores].
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Política pública de arquivos e gestão documental do Estado de São Paulo. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2014b
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2015. [6 avaliações preenchidas pelos professores].
BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Acesso à informação, direito à memória: os arquivos públicos em questão. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v. 25, n. 2, p. 265-276, jul./dez. 2012.
BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; PEREIRA, Carla Janaína de Freitas; MENEZES, Caroline Grassi Franco de. Conociendo el Deops/SP: historia y memoria. In: CONGRESSO DE EDUCACIÓN, MUSEOS Y PATRIMONIO. MEMORIAS DE HOY, APRENDIZAJES DEL FUTURO, 4., 2011, Chile. Anais [...]. Chile: DIBAM, 2011.
BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; SILVA, Haike Roselane Kleber. Difusão em arquivos: definição, políticas e implementação de projetos no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo: Revista do Arquivo Público Nacional, Rio de Janeiro, v.25, n.1, p.45-66, jan./jun. 2012.
BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; PEREIRA, Carla Janaína de Freitas; SILVA, Stanley Plácido da Rosa. Ação educativa a distância: relato de uma prática com professores no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 125-146, 2014.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Lua Nova: Cultura e Política, São Paulo, n. 38, p. 223-237, dez. 1996.
BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2008.
BEZERRA, Holiem Gonçalves. Ciências humanas e suas tecnologias história. Brasília, [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/11Historia.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Declaração Universal sobre Arquivos. 2010. Disponível em: http://www2.iict.pt/archive/doc/ICA_2010_Universal-Declaration-onArchives_PT_1_.pdf. Acesso em: 26 mar. 2018.
DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila; PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 83-112, jan./abr. 2005.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de história. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GIGANTE, Moacir. Reformas curriculares do ensino de história no Estado de São Paulo: da resistência à ditadura militar ao refluxo conservador. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 5, n. 8, jan./jun. 1997.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, maio/ago. 2011.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2003.
MARTINS, Maria do Carmo. A CENP e a criação do currículo de história: a descontinuidade de um projeto educacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 36, p. 39-60, 1998.
PALMA FILHO, João Cardoso. A reforma curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o ensino de 1º grau (1983-1987): uma avaliação crítica. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.
RIBEIRO, Renilson Rosa. O saber (histórico) em parâmetros: o ensino da história e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX. Mneme: Revista de Humanidades, Caicó, v. 5, n. 10, abr./jun. 2004.
SÃO PAULO (Estado). Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de história – 1º grau. São Paulo: SEE/CENP, 1989.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 54.276 de 27 de abril de 2009. Reorganiza a Unidade do Arquivo Público do Estado, da Casa Civil, e dá providências correlatas. São Paulo: Assembleia Legislativa, 2009. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/pdfs/Decreto%20n.55.276.pdf. Acesso em: 8 mar. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Casa Civil. Processo CC 145274/2012. Convênio de conjugação de esforços para alunos da Rede Estadual de Ensino realizar visitas orientadas ao Arquivo Público, no âmbito do projeto “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”. Diário Oficial do Estado de São Paulo: Poder Executivo, Seção I, São Paulo, SP: Imprensa Oficial, v. 124, n. 22, p. 1, 1 fev. 2014. Disponível em: www.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 8 mar. 2018.
SILVA, Haike Roselane Kleber da; SILVA, Stanley Plácido da Rosa. O Arquivo Público do Estado de São Paulo e a historiografia da pós-graduação paulista. ÁGORA: Arquivologia em debate, Florianópolis, v. 26, n. 53, p. 141-170, dez. 2016.
SOUZA, Rosa Fátima de. Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.127, abr. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 História & Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.