A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica

Autores/as

  • Stanley Plácido da Rosa Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas http://orcid.org/0000-0003-2840-7251
  • Andresa Cristina Oliver Barbosa Arquivo Público do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269

Palabras clave:

Arquivos Permanentes, Difusão Cultural, Mediação da Informação, Ensino de História,

Resumen

O artigo analisa o programa “A sala de aula no Arquivo”, realizado pelo Arquivo Público do Estado entre os anos de 2013 e 2015, cujo objetivo era problematização de documentos de arquivo em seus variados usos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. Do mesmo modo, propõe uma reflexão sobre a importância do diálogo entre Arquivos e escolas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stanley Plácido da Rosa Silva, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Andresa Cristina Oliver Barbosa, Arquivo Público do Estado de São Paulo

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente desempenha atividades no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Citas

ABUD, Kátia Maria. História e o ensino temático. In: BLAJ, I.; MONTEIRO, J. (org.). História e utopia. São Paulo: ANPUH, 1996. p. 492-501.

ABUD, Kátia Maria. Currículos de história e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Coleção Repensando o Ensino). p.12-28

ALVES, Clarisse; BRANDO, Nôva; MENEZES, Vanessa. Ação educativa e educação patrimonial em arquivos: a oficina “resistência em arquivo: patrimônio, ditadura e direitos humanos” no APERS. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 9-27, 2015.

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: Edusc, 2006.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, n. 51).

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2013. [18 avaliações preenchidas pelos professores].

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2014a [11 avaliações preenchidas pelos professores].

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Política pública de arquivos e gestão documental do Estado de São Paulo. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2014b

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO (São Paulo). Avaliação da atividade “A sala de aula no Arquivo”. 2015. [6 avaliações preenchidas pelos professores].

BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Acesso à informação, direito à memória: os arquivos públicos em questão. Cad. Pesq. Cdhis, Uberlândia, v. 25, n. 2, p. 265-276, jul./dez. 2012.

BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; PEREIRA, Carla Janaína de Freitas; MENEZES, Caroline Grassi Franco de. Conociendo el Deops/SP: historia y memoria. In: CONGRESSO DE EDUCACIÓN, MUSEOS Y PATRIMONIO. MEMORIAS DE HOY, APRENDIZAJES DEL FUTURO, 4., 2011, Chile. Anais [...]. Chile: DIBAM, 2011.

BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; SILVA, Haike Roselane Kleber. Difusão em arquivos: definição, políticas e implementação de projetos no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Acervo: Revista do Arquivo Público Nacional, Rio de Janeiro, v.25, n.1, p.45-66, jan./jun. 2012.

BARBOSA, Andresa Cristina Oliver; PEREIRA, Carla Janaína de Freitas; SILVA, Stanley Plácido da Rosa. Ação educativa a distância: relato de uma prática com professores no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 125-146, 2014.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a democracia. Lua Nova: Cultura e Política, São Paulo, n. 38, p. 223-237, dez. 1996.

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2008.

BEZERRA, Holiem Gonçalves. Ciências humanas e suas tecnologias história. Brasília, [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/11Historia.pdf. Acesso em: 20 mar. 2018.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Declaração Universal sobre Arquivos. 2010. Disponível em: http://www2.iict.pt/archive/doc/ICA_2010_Universal-Declaration-onArchives_PT_1_.pdf. Acesso em: 26 mar. 2018.

DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila; PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 83-112, jan./abr. 2005.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de história. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GIGANTE, Moacir. Reformas curriculares do ensino de história no Estado de São Paulo: da resistência à ditadura militar ao refluxo conservador. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 5, n. 8, jan./jun. 1997.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, maio/ago. 2011.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2003.

MARTINS, Maria do Carmo. A CENP e a criação do currículo de história: a descontinuidade de um projeto educacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 36, p. 39-60, 1998.

PALMA FILHO, João Cardoso. A reforma curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o ensino de 1º grau (1983-1987): uma avaliação crítica. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

RIBEIRO, Renilson Rosa. O saber (histórico) em parâmetros: o ensino da história e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX. Mneme: Revista de Humanidades, Caicó, v. 5, n. 10, abr./jun. 2004.

SÃO PAULO (Estado). Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de história – 1º grau. São Paulo: SEE/CENP, 1989.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 54.276 de 27 de abril de 2009. Reorganiza a Unidade do Arquivo Público do Estado, da Casa Civil, e dá providências correlatas. São Paulo: Assembleia Legislativa, 2009. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/pdfs/Decreto%20n.55.276.pdf. Acesso em: 8 mar. 2018.

SÃO PAULO (Estado). Casa Civil. Processo CC 145274/2012. Convênio de conjugação de esforços para alunos da Rede Estadual de Ensino realizar visitas orientadas ao Arquivo Público, no âmbito do projeto “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”. Diário Oficial do Estado de São Paulo: Poder Executivo, Seção I, São Paulo, SP: Imprensa Oficial, v. 124, n. 22, p. 1, 1 fev. 2014. Disponível em: www.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 8 mar. 2018.

SILVA, Haike Roselane Kleber da; SILVA, Stanley Plácido da Rosa. O Arquivo Público do Estado de São Paulo e a historiografia da pós-graduação paulista. ÁGORA: Arquivologia em debate, Florianópolis, v. 26, n. 53, p. 141-170, dez. 2016.

SOUZA, Rosa Fátima de. Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.127, abr. 2006.

Publicado

2019-12-01

Cómo citar

Silva, S. P. da R., & Barbosa, A. C. O. (2019). A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica. História & Ensino, 25(2), 269–296. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p269

Número

Sección

Artigos