Sob o falso prestígio do maravilhoso: o ensino de história nos pareceres da Instrução Pública de 1883

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p115

Palavras-chave:

ensino de História, Rui Barbosa, instrução pública, história da Educação

Resumo

O escopo deste artigo é a análise da proposta de história ensinada a partir do parecer do projeto da reforma da instrução pública primária de 1882. O documento é um importante testemunho acerca dos embates sobre a renovação da instrução pública brasileira no último decênio do Império do Brasil, bem como de uma cultura política educacional de perspectiva liberal. Pautado no referido documento, ambiciona-se problematizar a concepção de história defendida pelos intelectuais que elaboraram o documento e o entendimento atinente ao lugar da disciplina história no âmbito da formação do cidadão brasileiro.

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Biografia do Autor

Ane Luise Silva Mecenas Santos, Universidade Tiradentes

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. 

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação  pela Universidade Federal da Paraíba.  Professor  do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Mecenas Santos, A. L. S., & Ferronato, C. (2019). Sob o falso prestígio do maravilhoso: o ensino de história nos pareceres da Instrução Pública de 1883. História & Ensino, 25(2), 115–137. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p115

Edição

Seção

Artigos