Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
História & Ensino
Início
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Portal de Periódicos UEL
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 1 (2019)
v. 25 n. 1 (2019)
Publicado:
2019-07-29
Apresentação
Apresentação
Ronaldo Cardoso Alves
5-11
PDF
Artigos
Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908)
Maria Inês Sucupira Stamatto
13-40
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p13
Religiosidades: uma análise de duas coleções de livros didáticos do ensino público Brasileiro
Elison Antonio Paim, Guilherme Braunsperger de Lima Vieira
41-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p41
De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História
Olavo Pereira Soares, Juliana Renata Miguel Monteiro
71-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71
Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo
Rita de Cássia Gonçalves, Geyso Dongley Germinari
97-118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p97
A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT
Jaqueline Ap. M. Zarbato
119-138
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119
Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História
Alessandra Nicodemos, Débora Petrillo Grasso Flor
139-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p139
O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História
Juliana Pirola da Conceição Balestra, Rogério Anderson Silva
159-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p159
Percepções acerca do ensino e aprendizagem em História: uma análise sobre a temporalidade e o livro didático
Flávio Batista dos Santos
183-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p183
O protagonismo indígena nas aulas de História: problemas e desafios no livro didático.
Francis Mary Soares Correia da Rosa
203-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p203
Por que e para quê ensinar História?
Maria Terezinha Bellanda Galuch, Cleonice Aparecida Raphael da Silva
227-252
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p227
Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá
Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster, Silvaney Rubens Alves de Souza
253-277
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p253
Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa
Katani Monteiro Ruffato, Lara Moncay Reginato
279-304
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p279
Porque vocês não sabem do lixo ocidental: ensino de história da educação e a “questão do outro”
Ana Luiza Jesus Costa
305-332
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p305
O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo
Daniel Precioso
333-351
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p333
A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas
Walter Francisco Figueiredo Lowande, Vinícius Pedro Fonseca, Pedro Otávio Carvalho Fernandes
353-372
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p353
A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista
Érika Oliveira Amorim, Luciana do Carmo Narciso, Thaise Oliveira Paula
373-389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p373
História da Educação
Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval
Terezinha Oliveira, Ana Paula dos Santos Viana
391-408
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p391
Estratégias e táticas na docência da disciplina estudo de problemas brasileiros durante a Ditadura Civil-Militar na Universidade Federal do Paraná (1971-1984)
Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Rudimar Gomes Bertotti
409-425
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p409
Eugenia, educação e saber médico: o discurso eugênico na I Conferência Nacional de Educação (1927)
Alexandre Alves, Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
427-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p427
Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960)
Raylane Andreza Dias Navrro Barreto, Laísa Dias Santos
453-483
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p453
História e ensino durante a Ditadura Militar no Brasil: uma reflexão a partir das memórias de um professor adventista (1954-1982)
Janaina Silva Xavier, Jonathan Contrera Ávila, Pâmela Silveira da Silva, Willian Batista dos Santos Junior
485-508
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p485
Seleção e os usos dos livros didáticos de História para os anos iniciais do ensino fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras
Cristiani Bereta da Silva, David de Souza João
509-528
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p509
O PNLD e a educação em Direitos Humanos: da definição dos critérios de avaliação à inserção nas coleções de História
Aléxia Padua Franco, Emilene Júlia da Silva Freitas Carvalho
529-559
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p529
Resenhas
Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017.
Erinaldo Vicente Cavalcanti
561-569
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p561
Laboratório (artigo)
O ensino de História Antiga em debate: educação com pluralidade ou tradicionalismo acadêmico?
Matheus Vargas de Souza
571-588
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p571
Expediente
Expediente
589-590
PDF
acesso aberto
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Avaliadores
Qualis 2017-2020 -
A1
Qualis CAPES 2017 - Educação -
A2
, Ensino -
A2
, História -
B3
.
Indexadores e Divulgadores
BEARDSLEE
Palavras-chave
Contador de visitas
Preservada em: