Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960)

Autores

  • Raylane Andreza Dias Navrro Barreto Universidade Federal de Pernambuco
  • Laísa Dias Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p453

Palavras-chave:

Escola primária, Sergipe, Memória, Documento escrito

Resumo

Sob inspiração da História Cultural, neste artigo o objetivo foi analisar os diferentes tipos de escolas primárias existentes nos territórios centro-sul e sul do estado de Sergipe entre os anos de 1930 e 1960. A análise que privilegiou o cruzamento de documentos escritos e memórias de professores revelou que a revelia das reformas educativas e do ideal de escola que elas pressupunham, a sua configuração esteve subordinada aos financiamentos e planos nacionais, mais principalmente, às condições políticas, materiais, culturais e intelectuais dos atores que estiveram diretamente envolvidos em seus específicos processos. Nesse sentido, a união da narrativa e de discursos oficias, possibilitou a compreensão de uma pluralidade de sentidos que além de agregarem características particulares à história da escola primária sergipana, também abre possibilidades para novas versões e escrita da história.

Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navrro Barreto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. 

Laísa Dias Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS. 

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Barreto, R. A. D. N., & Santos, L. D. (2019). Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960). História & Ensino, 25(1), 453–483. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p453

Edição

Seção

História da Educação