Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p453Palavras-chave:
Escola primária, Sergipe, Memória, Documento escritoResumo
Sob inspiração da História Cultural, neste artigo o objetivo foi analisar os diferentes tipos de escolas primárias existentes nos territórios centro-sul e sul do estado de Sergipe entre os anos de 1930 e 1960. A análise que privilegiou o cruzamento de documentos escritos e memórias de professores revelou que a revelia das reformas educativas e do ideal de escola que elas pressupunham, a sua configuração esteve subordinada aos financiamentos e planos nacionais, mais principalmente, às condições políticas, materiais, culturais e intelectuais dos atores que estiveram diretamente envolvidos em seus específicos processos. Nesse sentido, a união da narrativa e de discursos oficias, possibilitou a compreensão de uma pluralidade de sentidos que além de agregarem características particulares à história da escola primária sergipana, também abre possibilidades para novas versões e escrita da história.
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