Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p391

Palavras-chave:

Conceitos, Formação humana, De sacramentis, Hugo de Saint-Victor

Resumo

Apresentamos um estudo, no âmbito da História da Educação no medievo, sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes, tendo como fonte a obra De sacramentis christianae fidei, de Hugo de Saint-Victor (1096-1141), um mestre medieval da Escola da Abadia de Saint-Victor, em Paris, no século XII. O objetivo é refletir sobre a importância desses aspectos para a formação humana, na perspectiva vitorina, em consonância com os acontecimentos históricos do período em tela. Essa relação é pertinente por compreendermos que os processos educativos estão vinculados à sua época. E que podem permitir, na perspectiva de Bloch (2001), que reflitamos, temporalmente, como educadores e pesquisadores sobre nossas ações e responsabilidades.

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Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

PPhD em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR).

Ana Paula dos Santos Viana, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Oliveira, T., & Viana, A. P. dos S. (2019). Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval. História & Ensino, 25(1), 391–408. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p391

Edição

Seção

História da Educação