A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p373

Palavras-chave:

Educação patrimonial, museu, patrimônio, memória, ensino de História.

Resumo

O presente texto aborda as especificidades de um projeto de extensão universitária que envolveu estudantes de graduação dos cursos de História e Turismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola, e que foi desenvolvido em dois momentos distintos. No primeiro momento realizou-se uma oficina sobre Memória, História e Patrimônio Histórico com alunos do 9º ano da E. E. João Belo de Oliveira. No segundo momento os alunos visitaram o Museu de Carangola, assessorados pelas acadêmicas, com o intuito de problematizar a noção de memória e patrimônio histórico. A observação simples foi a ferramenta utilizada durante as ações do projeto e os registros se concretizaram por meio de fotografias, filmagens e cadernos de campo. Observou-se que ao pensar o ensino de história a partir das relações que os indivíduos têm com a história materializada no acervo do museu abre-se um campo de possibilidades sobre o sentido de estudar História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érika Oliveira Amorim, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  Professora no Curso de História da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola.

Luciana do Carmo Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduanda do Curso de História da UEMG, unidade Carangola.

Thaise Oliveira Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduando do curso de Turismo da UEMG, unidade Carangola.

Referências

AMORIM, Érika Oliveira. Ensino de História: como a extensão universitária potencializa a formação profissional. Revista História Hoje, v. 6, n. 11, p. 172- 190, 2017.

FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. P. 56-76.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 13ª edição. São Paulo: Paz e Terra. 2014. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. P. 21-29.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro, Imago, 1976.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Nebli, 2016.

MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro. A cidade como espaço limiar: sobre a experiência urbana e sua condição educativa, em caminhos de investigação. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro. Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

MIRANDA, Sonia Regina; BLANCH, Joan Pagès. Cidade, Memória e Educação: conceitos para provocar sentidos no vivido. In: MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (Orgs.). Cidade, Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013. p. 60-92

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História do Departamento de História da PUC-SP, v. 10, 1993.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.5-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf. Acesso em: 11 ago. 2016

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana Mara de Castro. Andarilhagens em Chão de Ladrilhos. In.: FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensinar e Aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. p. 277-295.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. Tradução Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Práticas culturais e práticas escolares: aproximações a especificidades no ensino de História. História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História, Londrina, v.9, p. 185-203, out. 2003.

SIMAN, Lana Mara de Castro; COSTA, Janice Pereira da. Escola, museu e ensino de história: Perspectiva teórica e metodológica para avaliação desta relação: Um estudo de caso. Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil on-line, v. 1, n. 1, 2013.

TEIXEIRA, E. F. B. Emergência da inter e da transdisciplinaridade na universidade. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 58-80.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Amorim, Érika O., Narciso, L. do C., & Paula, T. O. (2019). A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista. História & Ensino, 25(1), 373–389. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p373

Edição

Seção

Artigos