Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p97

Palavras-chave:

Livro Didático, História, Ensino, Professores, Educação Histórica

Resumo

O presente artigo propõe debater acerca do ensino de História partindo de discussões propostas a partir de pesquisa desenvolvida com professores de um município da região metropolitana de Curitiba, que utilizaram a coleção de História dos Anos Iniciais, do PNLD Campo, de 2016. Neste sentido, apresenta um breve panorama relacionado ao livro didático de história, contextualizando o desenvolvimento das pesquisas no Brasil, nas últimas décadas, retoma as discussões acerca do PNLD e as questões a respeito do ensino de história presentes na coleção utilizada nas escolas localizadas no campo neste município e por fim, tece considerações sobre o ensino de História e o livro de história trazido por este programa para as escolas e as implicações nos processos de ensino e aprendizagem de história. Fundamenta teoricamente suas análises em estudos de pesquisadores da Educação Histórica, como Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2010, 2012) e Peter Lee (2006); em investigações sobre o livro didático de Kazumi Munakata (1997, 2010, 2012) e Circe M. Bittencourt (1993, 1997, 2003, 2011); e também em pesquisas da Educação do Campo de Antonio Munarim (2010).

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. 

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. 

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Gonçalves, R. de C., & Germinari, G. D. (2019). Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo. História & Ensino, 25(1), 97–118. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p97

Edição

Seção

Artigos