Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p97Palavras-chave:
Livro Didático, História, Ensino, Professores, Educação HistóricaResumo
O presente artigo propõe debater acerca do ensino de História partindo de discussões propostas a partir de pesquisa desenvolvida com professores de um município da região metropolitana de Curitiba, que utilizaram a coleção de História dos Anos Iniciais, do PNLD Campo, de 2016. Neste sentido, apresenta um breve panorama relacionado ao livro didático de história, contextualizando o desenvolvimento das pesquisas no Brasil, nas últimas décadas, retoma as discussões acerca do PNLD e as questões a respeito do ensino de história presentes na coleção utilizada nas escolas localizadas no campo neste município e por fim, tece considerações sobre o ensino de História e o livro de história trazido por este programa para as escolas e as implicações nos processos de ensino e aprendizagem de história. Fundamenta teoricamente suas análises em estudos de pesquisadores da Educação Histórica, como Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2010, 2012) e Peter Lee (2006); em investigações sobre o livro didático de Kazumi Munakata (1997, 2010, 2012) e Circe M. Bittencourt (1993, 1997, 2003, 2011); e também em pesquisas da Educação do Campo de Antonio Munarim (2010).
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