Variação Linguística no Livro Didático do 1º ano do Novo Ensino Médio: na perspectiva da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147Palabras clave:
Variações Linguísticas, Livro didático, Novo Ensino MédioResumen
Apresentamos neste estudo um olhar acerca do ensino de Língua Portuguesa (LP) sob a luz dos pressupostos da Sociolinguística. Para tanto, a nossa pesquisa envolve uma análise sobre os conteúdos propostos no livro didático do 1º ano do Novo Ensino Médio, de modo a suscitar reflexões em torno da consonância destes com as orientações enfatizadas em documentos de regulação curricular, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha pelo material do primeiro ciclo dessa etapa da educação básica tem como justificativa o início da vigência do Novo Ensino Médio no corrente ano (2022), com a intenção de analisar se houve uma ampliação da abordagem sobre os tópicos de variação linguística apresentados nas duas coleções selecionadas. Desse modo, o aporte teórico desse conta com vozes de estudiosos como: Labov (2008), Mollica (2004), Bagno (2013), entre outros. Em termos metodológicos, o trabalho compreende uma abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados apontam seções do livro didático com conteúdos teóricos, ainda, limitados, assim como o escasso desenvolvimento das questões postas enquanto atividades.
Descargas
Citas
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do
conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009. In: Almeida, C. D. de; Guindani, J. F; Sá-Silva, J. R. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, jul. 2009. Disponível em: http://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6. Acesso em: 10 jan. 2023.
ALKMIM, T. M. Sociolínguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.).Introdução à Linguística: domínios e fronteiras.- São Paulo: Cortez, 2001.
BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BAGNO, M. Objeto língua. São Paulo: Parábola Editorial; 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspetivas, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: Julho/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.
CALVET, L. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. de Marcos Marcionílio. São Paulo: Parábola, 2002
CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
FARACO, C. A. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
FILHO, C.M. et al. Práticas de linguagens: múltiplas vozes. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scherre; C. R. Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
MOLLICA, M. C. Introdução à Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2004.
MONTEAGUDO, H. Variação e norma linguística: subsídios para uma (re)visão. In BAGNO, Marcos; LAGARES, Xoán (org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.
PAIVA, A. M. (org). Ser protagonista: a voz das juventudes – língua portuguesa – ensino médio. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2020.
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. Serie Fundamentos. 7. ed. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E. Linguagem, Língua e Fala. 3. ed. Edição Kindle. Paulo: Saraiva, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jacqueline Wanderley Marques Dantas, Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa , Roberta Shirleyjany de Araújo, Margareth Valdivino da Luz Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.