Linguistic Variation in the Textbook of the 1st year of New High School: from the perspective of the BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147

Keywords:

Linguistic Variations, textbook, New High School

Abstract

In this study, we present a look at the teaching of the Portuguese language
(PL) in the assumptions of Sociolinguistics. To this end, our research involves an analysis of the contents proposed in the textbook of the 1st year of the new high school, in order to provoke reflections around their consonance with the guidelines emphasized in curricular regulation documents, such as the Common National Base Curriculum (BNCC). The choice for material from the first cycle of this stage of basic education justifies the beginning of the new secondary education in the current year (2022), with the intention of analyzing whether there was an expansion of the approach to the topics of linguistic variation presented in the
two collections selected. Thus, its theoretical contribution relies on the voices of scholars
such as Labov (2008), Mollica (2004), Bagno (2013), among others. In methodological terms, the work comprises a qualitative approach of the documentary type. The results point to sections of the textbook with theoretical contents, which are still limited, as well as the scarce development of the questions posed as activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa , UFPI

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), doutorado em Linguística peIa Universidade Estadual de Campinas (1989) e Pós-doutorado na UnB (2012). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível IV, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. Foi presidente do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), no periodo de 1990 a 92. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), desde 1980 e do GELNE desde 1977. Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramentos, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional

Jacqueline Wanderley Marques Dantas, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras, área de Concentração : Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí . Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2015); Especialização em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2006); Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (2000); Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004); Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2013) e Licenciatura em Educação Especial pela UNINTER (2021). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções e Ensino de Leitura, Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa e Ensino de Língua Espanhola.

Margareth Valdivino da Luz Carvalho, UFPI

É Mestra em Letras - Língua e Linguagem pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Possuo Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Professora Efetiva de Português do Ensino Básico da Secretaria Estadual de Educação do Piauí; Tutora Presencial do Curso de Letras - Português da Universidade Aberta do Brasil - Pólo de Picos

Roberta Shirleyjany de Araújo, IFPI

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008) e Mestrado em Letras - Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (2011). Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Língua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Possui experiência em Educação à distância, tendo atuado na EAD - UFPI, NEAD - UESPI e E-TEC - IFPI. Trabalhou como professora do quadro provisório da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura de textos multissemióticos; MEMES da Internet; Polissemia na rede social Twitter; Linguagem virtual.

References

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do

conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009. In: Almeida, C. D. de; Guindani, J. F; Sá-Silva, J. R. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, São Leopoldo, jul. 2009. Disponível em: http://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/6. Acesso em: 10 jan. 2023.

ALKMIM, T. M. Sociolínguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.).Introdução à Linguística: domínios e fronteiras.- São Paulo: Cortez, 2001.

BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BAGNO, M. Objeto língua. São Paulo: Parábola Editorial; 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspetivas, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: Julho/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.

CALVET, L. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. de Marcos Marcionílio. São Paulo: Parábola, 2002

CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

FARACO, C. A. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

FILHO, C.M. et al. Práticas de linguagens: múltiplas vozes. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Trad. de M. Bagno; M. M. P. Scherre; C. R. Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].

MOLLICA, M. C. Introdução à Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2004.

MONTEAGUDO, H. Variação e norma linguística: subsídios para uma (re)visão. In BAGNO, Marcos; LAGARES, Xoán (org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

PAIVA, A. M. (org). Ser protagonista: a voz das juventudes – língua portuguesa – ensino médio. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2020.

SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. Serie Fundamentos. 7. ed. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E. Linguagem, Língua e Fala. 3. ed. Edição Kindle. Paulo: Saraiva, 2018.

Published

2023-07-25

How to Cite

COSTA , Catarina de Sena Sirqueira Mendes da; DANTAS, Jacqueline Wanderley Marques; CARVALHO, Margareth Valdivino da Luz; ARAÚJO, Roberta Shirleyjany de. Linguistic Variation in the Textbook of the 1st year of New High School: from the perspective of the BNCC. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 125–147, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47783. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos