Linguistic Variation in the Textbook of the 1st year of New High School: from the perspective of the BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147

Keywords:

Linguistic Variations, textbook, New High School

Abstract

In this study, we present a look at the teaching of the Portuguese language
(PL) in the assumptions of Sociolinguistics. To this end, our research involves an analysis of the contents proposed in the textbook of the 1st year of the new high school, in order to provoke reflections around their consonance with the guidelines emphasized in curricular regulation documents, such as the Common National Base Curriculum (BNCC). The choice for material from the first cycle of this stage of basic education justifies the beginning of the new secondary education in the current year (2022), with the intention of analyzing whether there was an expansion of the approach to the topics of linguistic variation presented in the
two collections selected. Thus, its theoretical contribution relies on the voices of scholars
such as Labov (2008), Mollica (2004), Bagno (2013), among others. In methodological terms, the work comprises a qualitative approach of the documentary type. The results point to sections of the textbook with theoretical contents, which are still limited, as well as the scarce development of the questions posed as activities.

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Author Biographies

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa , UFPI

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), doutorado em Linguística peIa Universidade Estadual de Campinas (1989) e Pós-doutorado na UnB (2012). Atualmente, é professora Classe Associado, Nível IV, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Letras; e professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Letras. Foi presidente do GELNE ( Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), no periodo de 1990 a 92. É sócio efetivo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), desde 1980 e do GELNE desde 1977. Coordena o Grupo de Pesquisa LES ( Linguagem, Escola e Sociedade) no CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e com atuação em: variação linguística, alfabetização, oralidade, letramentos, pesquisa colaborativa, etnografia da comunicação e sociolinguística interacional

Jacqueline Wanderley Marques Dantas, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras, área de Concentração : Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí . Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2015); Especialização em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2006); Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (2000); Graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2004); Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2013) e Licenciatura em Educação Especial pela UNINTER (2021). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual e Municipal de Ensino na cidade de Picos-PI. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções e Ensino de Leitura, Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa e Ensino de Língua Espanhola.

Margareth Valdivino da Luz Carvalho, UFPI

É Mestra em Letras - Língua e Linguagem pela Universidade Federal do Piauí; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Possuo Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Professora Efetiva de Português do Ensino Básico da Secretaria Estadual de Educação do Piauí; Tutora Presencial do Curso de Letras - Português da Universidade Aberta do Brasil - Pólo de Picos

Roberta Shirleyjany de Araújo, IFPI

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2008) e Mestrado em Letras - Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (2011). Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, na UFPI, grupo de pesquisa em Língua e Linguagem, práticas multiletradas, delimitando os estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Possui experiência em Educação à distância, tendo atuado na EAD - UFPI, NEAD - UESPI e E-TEC - IFPI. Trabalhou como professora do quadro provisório da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura de textos multissemióticos; MEMES da Internet; Polissemia na rede social Twitter; Linguagem virtual.

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Published

2023-07-25

How to Cite

COSTA , C. de S. S. M. da; DANTAS, J. W. M.; CARVALHO, M. V. da L.; ARAÚJO, R. S. de. Linguistic Variation in the Textbook of the 1st year of New High School: from the perspective of the BNCC. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 125–147, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p125-147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47783. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Artigos