A construção de sequências didáticas para o ensino da língua materna: uma proposta de intervenção didática mediada pelo gênero “crônica humorística”

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0001-9241-9375
  • Vanessa Severino Bardini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2012v12n2p80

Palabras clave:

Sequência Didática, Gêneros textuais, Crônica Humorística

Resumen

Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no projeto XXXX, coordenado pela Profª. Drª. XXX, e norteadas pelos estudos do Grupo de Genebra, conhecidos como Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pesquisadores mais conhecidos, aqui no Brasil, são J. Paul Bronckart, J. Dolz e B. Schneuwly. Após a construção de um modelo teórico-didático da “crônica humorística”, cujo objetivo foi depreender as dimensões ensináveis do gênero, foi elaborada uma sequência didática voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste artigo é justamente apresentar o processo de elaboração da sequência didática, a partir de dois focos analíticos: a) as capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades e tarefas das oficinas; b) a articulação entre os quatro eixos do ensino da língua materna: leitura, escrita, oralidade e análise linguística.

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Biografía del autor/a

Eliana Merlin Deganutti Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Vanessa Severino Bardini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Graduada em Letras-Anglo pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

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Publicado

2013-04-02

Cómo citar

BARROS, Eliana Merlin Deganutti; BARDINI, Vanessa Severino. A construção de sequências didáticas para o ensino da língua materna: uma proposta de intervenção didática mediada pelo gênero “crônica humorística”. Entretextos, Londrina, v. 12, n. 2, p. 80–112, 2013. DOI: 10.5433/1519-5392.2012v12n2p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/13742. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos