O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p268-289Palavras-chave:
Língua Inglesa, Ensino, Metodologias AtivasResumo
Seguindo a perspectiva da era Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 1994, 2006) e Metodologias de Aprendizagem Ativa – MAA (BACICH, MORAN, 2018; DIESEL et al., 2017, entre outros), o presente trabalho traz reflexões acerca de se e como o livro didático de língua inglesa Way to English – for Brazilian Learners propicia o uso de MAA e fomenta o desenvolvimento da autonomia e criticidade. A partir da visão do livro didático como um dos principais recursos para os professores das escolas públicas, a proposta tem a intenção de discutir como a organização do material, as escolhas de gêneros e temáticas, permitem ao professor explorar métodos ativos de aprendizagem no ensino da língua inglesa. O corpus para análise constitui-se do livro didático Way to English – for Brazilian Learners, da editora Ática, 2ª edição, do 9º ano do ensino fundamental, material didático selecionado para uso em uma escola pública do interior do Estado do Paraná. A análise permite observar que o material contempla temáticas, gêneros textuais e atividades condizentes com o uso de MAA, tais como o trabalho com projetos interdisciplinares, trabalhos em grupos, jogos, aprendizagem em pares, propiciando aos alunos o engajamento, a autonomia e a participação crítica durante as aulas.
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