O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de Metodologias Ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p268-289

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Ensino, Metodologias Ativas

Resumo

Seguindo a perspectiva  da era Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 1994, 2006) e Metodologias de Aprendizagem Ativa – MAA (BACICH, MORAN, 2018; DIESEL et al., 2017, entre outros), o  presente trabalho traz reflexões acerca de se e como o livro didático de língua inglesa Way to English – for Brazilian Learners propicia o uso de MAA e fomenta o desenvolvimento da autonomia e criticidade. A partir da visão do livro didático como um dos principais recursos para os professores das escolas públicas, a proposta tem a intenção de discutir como a organização do material, as escolhas de gêneros e temáticas, permitem ao professor explorar métodos ativos de aprendizagem no ensino da língua inglesa. O corpus para análise constitui-se do livro didático Way to English – for Brazilian Learners, da editora Ática, 2ª edição, do 9º ano do ensino fundamental, material didático selecionado para uso em uma escola pública do interior do Estado do Paraná. A análise permite observar que o material contempla temáticas, gêneros textuais e atividades condizentes com o uso de MAA,  tais como o trabalho com projetos interdisciplinares, trabalhos em grupos, jogos, aprendizagem em pares, propiciando aos alunos o engajamento, a autonomia e a participação crítica durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Luiz Palavacini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui uma graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Atualmente é professor de Inglês e diretor pedagógico no CNA Clevelândia. É Mestre na área de Estudos da Linguagem: Educação, Trabalho e Cultura (PPGL) - Câmpus Pato Branco-PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, ocorreu principalmente nos seguintes temas: linguística, ortografia e ensino.

Susiele Machry da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Letras. 

Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. 

Referências

BACICH, L.; MORAN. J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BELL, D. M. Method and Postmethod: Are They Really So Incompatible? TESOL Quarterly, v. 37, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COLLODI, C. Pinocchio: Aventuras maravilhosas de um boneco de pau. Tradução de Mary Bexter Lee. São Paulo: Livraria Liberdade, 1929.

DIESEL, A. et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica, Revista Thema, v. 14, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Acesso em: 02 jun. 2023.

FRANCO, P. C.. Way to English for Brazilian learners, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Ática, 2018. Disponível em: https://www.edocente.com.br/pnld/2020/obra/way-to-english-for-brazilian-learners-9-ano-atica . Acesso em: 05 nov. 2021.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 10. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly 28, p. 27-48, 1994.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. Mahwah, NJ: Routledge, 2006.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Revista Em Aberto. Brasília, ano 16, n. 69, p. 2-9, jan./mar. 1996. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.16i69.2061. Acesso em 12 set. 2022.

LEFFA, V. J. A autonomia na aprendizagem de línguas. In: Leffa, Vilson J. Língua estrangeira. Ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016, p. 287-304.

MATTAR, J. Metologias Ativas: para uma educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In.: BACICH, L.; MORAN. J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-26.

MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.

OFUGI, M. S. FIGUEREDO, C. J. Desenvolvendo a autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE com o auxílio da técnica da sala de aula invertida: um estudo de caso. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 20, n. 2, p. 55-80, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15235. Acesso em 18 nov. 2022.

PALAVACINI, J. L. Metodologias Ativas no ensino de língua inglesa: autonomia e criticidade no livro didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.

SARMENTO, S.; LAMBERTS, D. V. D. H. O papel do Livro Didático no ensino de inglês: aspectos sobre sua importância, escolha e utilização. Revista (Con) textos Linguísticos, v. 10, n. 17, p. 291-300, 2016.

SEIDLHOFER, B. Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. Entrelínguas: Araraquara, v. 1, n.1, p. 25-41, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.29051/el.v1i1.8051. Acesso em 16 dez. 2022.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

PALAVACINI, Jonathan Luiz; SILVA, Susiele Machry da; ENGELBERT, Ana Paula Petriu Ferreira. O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de Metodologias Ativas . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 268–289, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p268-289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48400. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos