O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de Metodologias Ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n2p268-289

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Ensino, Metodologias Ativas

Resumo

Seguindo a perspectiva  da era Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 1994, 2006) e Metodologias de Aprendizagem Ativa – MAA (BACICH, MORAN, 2018; DIESEL et al., 2017, entre outros), o  presente trabalho traz reflexões acerca de se e como o livro didático de língua inglesa Way to English – for Brazilian Learners propicia o uso de MAA e fomenta o desenvolvimento da autonomia e criticidade. A partir da visão do livro didático como um dos principais recursos para os professores das escolas públicas, a proposta tem a intenção de discutir como a organização do material, as escolhas de gêneros e temáticas, permitem ao professor explorar métodos ativos de aprendizagem no ensino da língua inglesa. O corpus para análise constitui-se do livro didático Way to English – for Brazilian Learners, da editora Ática, 2ª edição, do 9º ano do ensino fundamental, material didático selecionado para uso em uma escola pública do interior do Estado do Paraná. A análise permite observar que o material contempla temáticas, gêneros textuais e atividades condizentes com o uso de MAA,  tais como o trabalho com projetos interdisciplinares, trabalhos em grupos, jogos, aprendizagem em pares, propiciando aos alunos o engajamento, a autonomia e a participação crítica durante as aulas.

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Biografia do Autor

Jonathan Luiz Palavacini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui uma graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Atualmente é professor de Inglês e diretor pedagógico no CNA Clevelândia. É Mestre na área de Estudos da Linguagem: Educação, Trabalho e Cultura (PPGL) - Câmpus Pato Branco-PR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, ocorreu principalmente nos seguintes temas: linguística, ortografia e ensino.

Susiele Machry da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Letras. 

Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

PALAVACINI, Jonathan Luiz; SILVA, Susiele Machry da; ENGELBERT, Ana Paula Petriu Ferreira. O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de Metodologias Ativas . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 2, p. 268–289, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n2p268-289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/48400. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos