Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78

Palavras-chave:

Português para Estrangeiros. Internacionalização. Instituições tecnológicas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da inserção da área de português como língua estrangeira (PLE) no contexto da internacionalização de instituições tecnológicas federais do Rio de Janeiro e como esse idioma pode se configurar nas políticas institucionais locais. Para exemplificar uma dessas ações, optou-se por relatar a experiência do CEFET/RJ em um projeto de extensão de ensino de PLE. A metodologia adotada para o estudo consistiu na pesquisa bibliográfica sobre textos relacionados ao tema da internacionalização (KNIGHT, 2004, 2015), das políticas linguísticas (BIZON, 2013) e da área de ensino de PLE (DINIZ, 2008). Também se analisou sites das instituições elencadas e todos os conteúdos referentes às políticas de internacionalização relacionadas à área de PLE. Após coleta de dados e do relato da experiência no CEFET/RJ, concluiu-se que o foco das instituições ainda não está nas políticas de implementação de ações de PLE e falta conhecimento sobre a internacionalização e seus impactos, o que ocasiona carência de convênios e presença de intercambistas em mobilidade. A pesquisa documenta os posicionamentos das instituições diante dos temas propostos e também apresenta a relevância da internacionalização e da institucionalização da área de PLE no futuro das instituições tecnológicas de ensino superior.

Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Beatriz Puga dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (CEFET/RJ).

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; SANTOS, Beatriz Puga dos. Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 78–96, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44667. Acesso em: 29 jun. 2024.