Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78

Palavras-chave:

Português para Estrangeiros. Internacionalização. Instituições tecnológicas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da inserção da área de português como língua estrangeira (PLE) no contexto da internacionalização de instituições tecnológicas federais do Rio de Janeiro e como esse idioma pode se configurar nas políticas institucionais locais. Para exemplificar uma dessas ações, optou-se por relatar a experiência do CEFET/RJ em um projeto de extensão de ensino de PLE. A metodologia adotada para o estudo consistiu na pesquisa bibliográfica sobre textos relacionados ao tema da internacionalização (KNIGHT, 2004, 2015), das políticas linguísticas (BIZON, 2013) e da área de ensino de PLE (DINIZ, 2008). Também se analisou sites das instituições elencadas e todos os conteúdos referentes às políticas de internacionalização relacionadas à área de PLE. Após coleta de dados e do relato da experiência no CEFET/RJ, concluiu-se que o foco das instituições ainda não está nas políticas de implementação de ações de PLE e falta conhecimento sobre a internacionalização e seus impactos, o que ocasiona carência de convênios e presença de intercambistas em mobilidade. A pesquisa documenta os posicionamentos das instituições diante dos temas propostos e também apresenta a relevância da internacionalização e da institucionalização da área de PLE no futuro das instituições tecnológicas de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Beatriz Puga dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (CEFET/RJ).

Referências

ABREU-e-LIMA, Denise Martins; SARMENTO, Simone; MORAES FILHO, Waldenor Barros. O programa idiomas sem fronteiras. In: SARMENTO, Simone; ABREU-e-LIMA, Denise Martins; MORAES FILHO, Waldenor Barros (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 293-308.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Ensino de Português Língua Estrangeira/EPLE: a emergência de uma área. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.). Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 93-104.

ALTBACH, Philip G.; KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007.

BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2013.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 9 out. 2021.

CHAGAS, Lucas Araújo. Entre experiências e indícios: o ensino de português para estrangeiros em contexto de imersão linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Entre discursos mercadológicos e nacionalistas: apontamentos para o ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas. Entremeios: Revista de Estudos do Discurso, [Belo Horizonte], v. 10, p. 5-8, jan./jun. 2015.

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Mercado de linguas: a instrumentalização brasileira do português como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Política linguística do estado brasileiro na contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior. 2012. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

FERRARI, Mari. A internacionalização dos institutos federais: um estudo sobre o acordo Brasil-Canadá. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 1003-1019, out./dez. 2015.

FIGUEIREDO, F. J. Q.; OSÓRIO, P.; MIRANDA, F. Contribuições da linguística aplicada para o ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira. In: ROMERO, Tania R. S.; FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte; REICHMANN, Carla Lynn. (org.). Construções identitárias de professores de línguas. Campinas: Pontes, 2012. p. 103-116.

KNIGHT, Jane. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 1–15, 2015.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011.

MOUTINHO, Ricardo; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Aprender PLE na Universidade. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (org.). Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 65-79.

NORTE, A. L.; SILVA JÚNIOR, A. F. Uma experiência de internacionalização no Cefet/Rj: a criação do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva (org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: fundamentos, ações e perspectivas. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1, p. 99-113.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. De instrumental a LinFE: percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 23-41.

SENHORAS, Eloi Martins. O papel da internacionalização das universidades e a projeção da cooperação internacional do Mercosul. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA LATINA, 3., 2006, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2006.

TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalisation of higher education. Higher Education, Washington, v. 48, n. 1, p. 5-26, 2004.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da; SANTOS, Beatriz Puga dos. Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 78–96, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44667. Acesso em: 21 nov. 2024.