Ensino de português para estrangeiros em instituições tecnológicas do Rio de Janeiro: o caso do CEFET/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p78Palavras-chave:
Português para Estrangeiros. Internacionalização. Instituições tecnológicas.Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da inserção da área de português como língua estrangeira (PLE) no contexto da internacionalização de instituições tecnológicas federais do Rio de Janeiro e como esse idioma pode se configurar nas políticas institucionais locais. Para exemplificar uma dessas ações, optou-se por relatar a experiência do CEFET/RJ em um projeto de extensão de ensino de PLE. A metodologia adotada para o estudo consistiu na pesquisa bibliográfica sobre textos relacionados ao tema da internacionalização (KNIGHT, 2004, 2015), das políticas linguísticas (BIZON, 2013) e da área de ensino de PLE (DINIZ, 2008). Também se analisou sites das instituições elencadas e todos os conteúdos referentes às políticas de internacionalização relacionadas à área de PLE. Após coleta de dados e do relato da experiência no CEFET/RJ, concluiu-se que o foco das instituições ainda não está nas políticas de implementação de ações de PLE e falta conhecimento sobre a internacionalização e seus impactos, o que ocasiona carência de convênios e presença de intercambistas em mobilidade. A pesquisa documenta os posicionamentos das instituições diante dos temas propostos e também apresenta a relevância da internacionalização e da institucionalização da área de PLE no futuro das instituições tecnológicas de ensino superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Ensino de Português Língua Estrangeira/EPLE: a emergência de uma área. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de (org.). Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 93-104.
ALTBACH, Philip G.; KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007.
BIZON, Ana Cecília Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. 2013. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 9 out. 2021.
CHAGAS, Lucas Araújo. Entre experiências e indícios: o ensino de português para estrangeiros em contexto de imersão linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Entre discursos mercadológicos e nacionalistas: apontamentos para o ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas. Entremeios: Revista de Estudos do Discurso, [Belo Horizonte], v. 10, p. 5-8, jan./jun. 2015.
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Mercado de linguas: a instrumentalização brasileira do português como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Política linguística do estado brasileiro na contemporaneidade: a institucionalização de mecanismos de promoção da língua nacional no exterior. 2012. Tese (Doutorado) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
FERRARI, Mari. A internacionalização dos institutos federais: um estudo sobre o acordo Brasil-Canadá. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 1003-1019, out./dez. 2015.
FIGUEIREDO, F. J. Q.; OSÓRIO, P.; MIRANDA, F. Contribuições da linguística aplicada para o ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira. In: ROMERO, Tania R. S.; FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte; REICHMANN, Carla Lynn. (org.). Construções identitárias de professores de línguas. Campinas: Pontes, 2012. p. 103-116.
KNIGHT, Jane. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 1–15, 2015.
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Sorocaba, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011.
MOUTINHO, Ricardo; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Aprender PLE na Universidade. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (org.). Fundamentos de abordagem e formação no ensino de PLE e de outras línguas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 65-79.
NORTE, A. L.; SILVA JÚNIOR, A. F. Uma experiência de internacionalização no Cefet/Rj: a criação do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva (org.). A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: fundamentos, ações e perspectivas. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1, p. 99-113.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. De instrumental a LinFE: percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JÚNIOR, Antonio Ferreira da (org.). Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 23-41.
SENHORAS, Eloi Martins. O papel da internacionalização das universidades e a projeção da cooperação internacional do Mercosul. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA LATINA, 3., 2006, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2006.
TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalisation of higher education. Higher Education, Washington, v. 48, n. 1, p. 5-26, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es).
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.