Português como LE/L2 na UFSCar: mapeando os registros sobre extensão, ensino e pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p05

Palavras-chave:

Português como LE/L2. Produção científica. Extensão universitária.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se mapeamento das atividades de extensão, ensino e pesquisa na área de Português como Língua Estrangeira e como Segunda Língua (PLE/L2) realizadas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O estudo visa contribuir para a compreensão do processo de institucionalização da área na UFSCar e do impacto de políticas linguísticas nacionais relacionadas com o PLE/L2 no âmbito local da instituição, a partir das contribuições de Furtoso (2015); Rocha (2019); Bulla, Kuhn (2020); Brasil (2021); Scaramucci, Bizon (2020). Para tanto, fez-se um levantamento das ações documentadas sobre a extensão, o ensino e a pesquisa de 1994 a 2021, além da busca pelas pesquisas de graduação e pós- graduação disponibilizadas no Repositório Institucional (RI) da universidade. Verificou-se que, na UFSCar, as atividades de extensão iniciaram as ações na área de PLE/L2, que houve a incorporação do seu ensino no âmbito da formação de professores e de tradutores-intérpretes de libras e que a pesquisa sobre o tema acompanhou a expansão dos cursos de graduação e pós- graduação na instituição.

Biografia do Autor

Matheus Granato, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

Mestrando em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, câmpus de Araraquara.

Rosa Yokota, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

GRANATO, Matheus; YOKOTA, Rosa. Português como LE/L2 na UFSCar: mapeando os registros sobre extensão, ensino e pesquisa. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 05–24, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44631. Acesso em: 29 jun. 2024.