Dialogismo na produção de sentidos em leitura de textos escritos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p105

Palavras-chave:

Proposta analítica, Leitura, Produção de sentido, Diálogo

Resumo

Objetivou-se discutir uma proposta analítica na investigação da produção de sentidos em leituras de textos escritos a partir da teoria dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1997, 2002; BARBOSA, 2014). Esta proposta analítica volta-se para a interpretação do movimento dialógico de antecipação e apropriação do discurso do outro e foi aplicada para a compreensão de dois diferentes contextos de pesquisa sobre a leitura: um envolvendo um estudante universitário, na produção de diários de leitura; e o outro, crianças da educação infantil em rodas de leitura. Os resultados indicam que a proposta permite interpretar as rotas/mudanças de sentido na compreensão de textos escritos na interlocução de diferentes leitores. Sugere-se que esta proposta analítica seja aplicada a outras situações de produção de sentido em leitura, com diferentes sujeitos e gêneros do discurso escrito/multimodal.

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Biografia do Autor

Ângela Alves de Araújo Barbosa, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.

Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra e doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal da Paraíba.

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Federal de Pernambuco.

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

BARBOSA, Ângela Alves de Araújo; FREITAS, Keilla Rebeka Simões Oliveira de; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva. Dialogismo na produção de sentidos em leitura de textos escritos. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 105–120, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38937. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos