Dialogismo na produção de sentidos em leitura de textos escritos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p105

Palavras-chave:

Proposta analítica, Leitura, Produção de sentido, Diálogo

Resumo

Objetivou-se discutir uma proposta analítica na investigação da produção de sentidos em leituras de textos escritos a partir da teoria dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1997, 2002; BARBOSA, 2014). Esta proposta analítica volta-se para a interpretação do movimento dialógico de antecipação e apropriação do discurso do outro e foi aplicada para a compreensão de dois diferentes contextos de pesquisa sobre a leitura: um envolvendo um estudante universitário, na produção de diários de leitura; e o outro, crianças da educação infantil em rodas de leitura. Os resultados indicam que a proposta permite interpretar as rotas/mudanças de sentido na compreensão de textos escritos na interlocução de diferentes leitores. Sugere-se que esta proposta analítica seja aplicada a outras situações de produção de sentido em leitura, com diferentes sujeitos e gêneros do discurso escrito/multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Alves de Araújo Barbosa, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.

Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra e doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal da Paraíba.

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Federal de Pernambuco.

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. A estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Original publicado em 1979.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza. Austin: University of Texas Press, 1993. Título original: Toward a philosophy of the act. Tradução da edição americana destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 5. ed. Tradução de Aurora Fornomi Bernardini, José Pereira Júnior, Augusto Góes Júnior, Helena Spryndis Nazário e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002. Original publicado em 1979.

BARBOSA, Ângela Alves de Araújo. O agir de produção de sentidos no processo de interpretação em diários de leitura/blog por estudante universitário. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2014.

BELLI, Roberto. Cachinhos dourados e os três ursos. Gaspar, SC: Todolivro, 2004. (Série Clássicos de Sempre. BrasiLeitura).

FARACO, Carlos Alberto. O estatuto da análise e da interpretação dos textos no quadro do chamado Círculo de Bakhtin. In: GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; MACHADO, Anna Raquel; COUTINHO, Antónia (org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007. p. 43-50. (Coleção Ideias sobre Linguagem).

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

FLORES, Valdir do Nascimento N.; TEIXEIRA, Marlene. Enunciação, dialogismo, intersubjetividade: um estudo sobre Bakhtin e Benveniste. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 143-164, 2. sem. 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3015. Acesso em: 16 abr. 2018.

MACHADO, Anna Rachel. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MACHADO, Irene. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (org.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012. Original publicado em 1928.

OLIVEIRA, Keilla Rebeka Simões. Compreensão de textos literários na educação infantil: rodas de leitura e mediação docente. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2017.

UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília, DF: Representação da UNESCO no Brasil, 2017. Disponível em: https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017. Original publicado em 1929.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

BARBOSA, Ângela Alves de Araújo; FREITAS, Keilla Rebeka Simões Oliveira de; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva. Dialogismo na produção de sentidos em leitura de textos escritos. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 105–120, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p105. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/38937. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos