A abordagem da variação linguística no programa Inglês sem Fronteiras: da teoria à prática

Autores

  • Matheus de Almeida Barbosa Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2017v17n2p123

Palavras-chave:

Variação Linguística, Inglês como Língua Estrangeira, Inglês sem Fronteiras.

Resumo

O inglês apresenta variações de ordem geográfica, situacional e social. No contexto de ensino de inglês como língua estrangeira, este artigo objetiva investigar o ensino da variação linguística em aulas do Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Trata-se de um estudo de caráter exploratório, com uso de entrevista semi-estruturada (MANZINI, 2003), a fim de coletar os dados para responder a questão que norteia esta pesquisa: as variações linguísticas são efetivamente tratadas no ensino do inglês como língua estrangeira? Partimos de uma busca por uma visão de língua que comporte os estudos sobre a variação linguística, bem como de uma abordagem de ensino de línguas que inclua o estudo sobre variações nos seus pressupostos. Deste modo, tomando por base os estudos da Sociolinguística e a Abordagem Comunicativa, a partir das pesquisas realizadas por  Labov (2008) e Hymes (1972), enfatizamos a importância do ensino da variação nas aulas de inglês. Os resultados apontam que as professoras do IsF conhecem a variação linguística e consideram importante ensinar diferentes variantes em aula. Além disso, buscam mostrar aos alunos que existem diferenças na forma como a língua é utilizada e estas diferenças são importantes para um uso contextual da língua.

Biografia do Autor

Matheus de Almeida Barbosa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

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Publicado

19-11-2017

Como Citar

BARBOSA, Matheus de Almeida. A abordagem da variação linguística no programa Inglês sem Fronteiras: da teoria à prática. Entretextos, Londrina, v. 17, n. 2, p. 123–147, 2017. DOI: 10.5433/1519-5392.2017v17n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/29026. Acesso em: 2 jul. 2024.

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