O conhecimento do outro através da língua estrangeira: redefinição de identidades

Autores

  • Cinara Fontana Triches Universidade de Caxias do Sul
  • Neires Maria Soldatelli Paviani Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p138

Palavras-chave:

Alteridade, Língua estrangeira, Texto literário, Cultura, Identidade

Resumo

Através da alteridade, que é vista como condição de identidade, o aprendiz de Língua Estrangeira pode compreender outra cultura ao redefinir sua própria identidade. A partir da leitura do conto Rodríguez, de Francisco Espínola, estudantes de língua espanhola entraram em contato com uma figura que faz parte de sua cultura, o gaúcho, mas que na Argentina e no Uruguai suscita outros significados. Através da análise dos dados de instrumentos de leitura, percebemos que a maioria dos aprendizes não conseguiu diferenciar o gaúcho do Rio Grande do Sul do gaucho, devido à dificuldade de compreender o texto e/ou por terem transferido características cristalizadas do primeiro para o segundo, mesmo o texto não dando embasamento para isso. Sendo assim, fica evidente a importância do professor como mediador nessa tarefa enriquecedora no ensino/aprendizagem de outro idioma, que é o conhecimento do outro.

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Biografia do Autor

Cinara Fontana Triches, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado em Letras e Cultura Regional da Universidade de Caxias do Sul.

Neires Maria Soldatelli Paviani, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação em Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional e do Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

15-06-2014

Como Citar

TRICHES, Cinara Fontana; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. O conhecimento do outro através da língua estrangeira: redefinição de identidades. Entretextos, Londrina, v. 7, n. 1, p. 138–148, 2014. DOI: 10.5433/1519-5392.2007v7n1p138. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/18534. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos