A Educação Infantil na região do Sudoeste do estado do Paraná: uma análise das políticas públicas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p375Palavras-chave:
Educação Infantil; Políticas públicas, Sudoeste do Paraná.Resumo
Este artigo apresenta recorte de dados de uma dissertação de mestrado que se centra em investigar a organização do atendimento público de educação infantil para as crianças de 0 a 5 anos nos municípios do Sudoeste do Estado do Paraná. O trabalho aqui apresentado analisa a organização administrativa das 42 redes municipais de educação que compõem a região pesquisada, com foco na cobertura da educação infantil. Este artigo contextualiza a oferta de vagas integrais e parciais nos municípios; o número de matrículas; a per capita de matrículas por número de habitantes; e apresentação e análise das matrículas na área urbana e rural, por dependência administrativa; pública e privada. Por se tratar de uma pesquisa que mapeou um grande número de informações, utiliza-se uma abordagem quali-quantitativa de caráter exploratório, entendendo assim contemplar os objetivos de forma mais abrangente. A geração dos dados fez-se a partir de questionário online enviado aos municípios da região pesquisada e dados do censo escolar disponibilizados pelo MEC através do site oficial do INEP, “microdados de 2021” e Sinopse – estatística da educação básica 2022”. Como resultado, encontramos uma diversidade de realidades, sendo que alguns municípios cumprem com as conformidades das leis e normas vigentes, porém não todos.
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