John Dewey, sua influência na pedagogia Argentina

Autores

  • Angel Taliercio Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA) https://orcid.org/0000-0002-5417-7050
  • Margarita Sgró Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p318

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Nova Escola, pedagogia

Resumo

John Dewey foi e é amplamente lido nos ambientes pedagógicos progressistas na Argentina. A produção de seu trabalho abrange um período da história da educação argentina cuja marca é fundamental. A estrutura política da Argentina, numa linha temporal, começa desde a Geração de 1880, a saber, Mitre, Avellaneda e o inovador Sarmiento até Perón, chegando aos dias atuais. Certamente a representação mais fiel da pedagogia da experiência e da nova escola é realizada pelas irmãs Cossettini na Escola Serena. O constante amor-ódio marca a relação entre Dewey e as políticas educacionais na Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Taliercio, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA)

Professor Mestre em Educação pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA)

Margarita Sgró, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA)

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora no Programa de Pósgraduação  na  Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPA).

Referências

BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Olga Cossettini, una maestra que cambió la escuela. Buenos Aires: ABC, 13 mar. 2019. Disponible en:http://www.abc.gov.ar/olga-cossettini-una-maestra-que-cambio-la-escuela Acesso en: 4abr. 2020.

CARUSO, M.; DUSSEL, I. Dewey en Argentina (1916–1946): tradición, intención y situación en la producción de una lectura selectiva. Encuentros sobre Educación, Mendonza, v. 10, p. 23-41, 2009.

LA ESCUELA de la Señorita Olga. [S. l.: s. n., 2010]. 1 vídeo (46min 54). Publicado pelo canal J. S. Disponible en: https://vimeo.com/17048589 Acesso en: 4 abr. 2020.

NELSON, E. Prologo: introducción a la edición española. En: DEWEY, J. Psicología del pensamiento. Boston: D.C. Health and Co., 1917. Disponible en: https://www.unav.es/gep/IntroduccionPsicologiaPensamiento.html

TERÁN, J. B. Prólogo: espiritualizar nuestra escuela: la instrucción primaria argentina en 1931. Buenos Aires: Librería del Colegio, 1932.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

TALIERCIO, Angel; SGRÓ, Margarita. John Dewey, sua influência na pedagogia Argentina. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 318–335, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p318. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41110. Acesso em: 24 dez. 2024.